Leonardo Memória explica o necessário para uma árvore bonita para as festas de fim de ano
Com a chegada das festividades de fim de ano, a montagem da árvore de Natal torna-se um ritual especial para muitas famílias. O especialista Leonardo Memória dá dicas valiosas para uma decoração impecável e revela segredos para garantir uma árvore deslumbrante e harmônica.
Ordem correta para uma montagem eficiente
Leonardo destaca a importância de começar abrindo os galhos, distribuindo as camadas de forma equilibrada e preenchendo os espaços. O primeiro enfeite a ser colocado são as luzes, garantindo que os fios não fiquem sobre os demais enfeites. Uma recomendação crucial é escolher luzes com fios da cor da árvore para manter a harmonia. Na primeira camada, utilize luzes fixas, preenchendo toda a árvore, e, em seguida, adicione as luzes que piscam para um efeito encantador. A sequência continua com a adição de enfeites maiores, seguindo em ordem decrescente de tamanho.
O especialista sugere visualizar a árvore como um triângulo em forma de cone. Ao distribuir os enfeites, comece pela base, criando uma linha com os enfeites grandes e deixando espaços entre eles. Prossiga para as linhas superiores, preenchendo os espaços entre os enfeites da linha inferior, criando um padrão que se estende até o topo. “Ela é um triângulo em forma de cone. Partindo desse princípio, você distribui os enfeites começando pela base, fazendo uma linha com os enfeites grandes, deixando um espaço entre eles nessa primeira linha”.
Uma das dicas do profissional é observar a parte central da árvore, garantindo resistência e um pé firme. Ao verificar a quantidade total de galhos em relação à altura, ele destaca que árvores mais altas devem ter mais galhos para garantir uma decoração cheia e robusta.
Estratégias para colocar as luzes
Ao colocar as luzes, Leonardo sugere iniciar do topo para baixo, deixando a ponta da tomada no centro da árvore. O especialista destaca a importância de percorrer os galhos em zigue-zague em todas as camadas com luzes fixas, garantindo uma iluminação uniforme e esteticamente bonita. “Acredito que o principal erro é colocar as luzes por último. Os fios ficam por cima dos enfeites e aparecendo muito… outro erro é colocar uma estrela na ponta muito pequena, desproporcional ao tamanho da árvore”, conta.
Para evitar que a árvore fique torta, o especialista aconselha a colocar enfeites por toda a extensão da árvore, distribuindo-os uniformemente. Caso haja enfeites pesados, ele compartilha uma solução prática: utilizar chumbinhos de pesca na parte de trás para dar sustentação a algum enfeite mais leve”.
Confira o portfólio no Instagram @leomemorianatal e @leomemoriadecor