Esperança

Você já percebeu que todos nós temos esperança? Esperamos ter saúde, ganhar muito dinheiro, comprar a casa própria ou o carro novo etc… Muitos esperam casar, ter filhos, ser felizes e assim por diante. É claro! Sempre estamos esperando o melhor.
O profeta Jeremias não foi diferente de nós, pois, em seu viver demonstrou ter esperança. Passou por situações difíceis. Falou coisas duras para os líderes israelitas e sofreu consequências sérias como apanhar e ser aprisionado (Jr. 37:15), e depois ser colocado dentro de uma cisterna cheia de lama (Jr. 38:6). Sofreu muito, mas não perdeu a esperança.
Profetizou sobre a destruição de Jerusalém e vivenciou o flagelo. Entretanto, ao escrever o livro de Lamentações, deixou clara sua convicção dizendo: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. O que ele disse é uma “pérola” no meio das lamentações. Nossa natureza terrena e pecadora, geralmente, para nos desanimar, nos faz lembrar de coisas ruins e perdemos a esperança.O profeta não procedeu assim. Ele deixou de lado as dificuldades para falar daquilo que podia dar esperança. Para nossa edificação e despertamento espirituais, vejamos algumas coisas que nos podem dar esperança registradas em Lm.3:22-25.
V. 22 – “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;…”. Amados, as misericórdias do Senhor nos protegem e preservam, nos animam e fazem a esperança ficar viva em nossos corações. Por que? Porque elas não têm fim e são a causa de não sermos consumidos.
V. 23 – “Renovam-se cada manhã.” Podemos contar com as misericórdias do Senhor todos os dias. Isso nos conforta e dá esperança, mesmo quando as coisas parecem contrárias. “Grande é a Tua fidelidade”. Deus não falha. Ele vê tudo e supre cada uma de nossas necessidades. A fidelidade do Senhor sempre nos dá esperança.
V. 24 – “A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei Nele”. O Senhor é tudo para nós. Vale a pena tê-Lo como Senhor de nossas vidas e esperarmos Nele não duvidando de Seu amor e cuidados por nós, o que nos dá esperança.
V. 25 “Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que O busca”. Ele não falha! Quando esperamos por Ele, nossa esperança não é frustrada. Realmente, o Senhor é bom e nunca deixa sozinho quem espera por Ele, quem confia Nele ou quem O busca. Isso é bom e dá esperança.
Queridos leitores, quando surgirem dificuldades, problemas, angústias, “vales da sombra da morte” em nossas vidas, façamos como Jeremias e comecemos a trazer à nossa memória o que pode dar esperança para cada um de nós. Confiemos mais e mais no Senhor, pois, as Escrituras afirmam: “As Suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos” (Lm.3:22) e “Grande é a tua fidelidade” (Lm.3:23).
Não importa qual seja a nossa situação hoje, SEMPRE EXISTE ESPERANÇA!! A nossa esperança deve ser colocada em Deus. Coragem nesta nova semana, confie no Senhor e o mais Ele fará!
“ESPERA pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; ESPERA, pois, pelo Senhor” Salmos 27:14.

Pr. Devair Sampaio – Igreja Evangélica Ação Bíblica