Esperar é caminhar

“Jessé mandou chamá-lo. Era um jovem ruivo, de boa aparência e olhos bonitos. E o Senhor disse: “É este; levante-se e unja-o com óleo”. Enquanto Davi estava entre seus irmãos, Samuel pegou a vasilha com óleo que havia trazido e o ungiu. A partir daquele dia, o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre Davi. Depois disso, Samuel voltou a Ramá.” 1 Samuel 16:12-13

“Jessé mandou chamá-lo. Era um jovem ruivo, de boa aparência e olhos bonitos. E o Senhor disse: “É este; levante-se e unja-o com óleo”. Enquanto Davi estava entre seus irmãos, Samuel pegou a vasilha com óleo que havia trazido e o ungiu. A partir daquele dia, o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre Davi. Depois disso, Samuel voltou a Ramá.”
1Samuel 16:12-13

Às vezes, queremos manter a esperança viva, mas tantas coisas acontecem que a desesperança pode parecer mais próxima.
Queremos crer num final feliz, recebemos de Deus uma promessa, mas algumas dificuldades parecem nos desanimar.
Esperar em Deus que dias melhores possam vir não é sentar-se numa cadeira de balanço na varanda, aguardando que as coisas mudem. A espera com Deus se faz no caminho. E o Caminho vai fazendo a gente ser o que Deus espera.
Olhe para a história de Davi. No primeiro livro do profeta Samuel, ele é ungido rei, quando Israel tinha Saul no trono, e Davi não era da casa real.
Deus prometeu, mas quando será? Como será? Não sabemos, mas se Deus disse que vai, vai. E enquanto esperamos, vamos caminhando. Davi sabia se proteger nos campos. Seus relatos antes de enfrentar Golias são de que ele já enfrentou as feras do campo ‘na unha’, agarrando pela barba ursos e leões.
Nem costume com equipamentos militares ele tinha, não sabia usar nada daquilo. Tinha uma promessa, tinha coragem e sabia jogar pedras. Se não vai na espada, vai na pedrada, mas vai onde ele conseguia garantir sucesso.
Fico pensando o exército de Saul vendo um menino ir pra frente da batalha para atacar a pedradas. Até Golias achou graça. Davi riu por último. A pedrada acertou em cheio a testa do oponente.
Com a fama de guerreiro, Davi tem que lidar com o ciúme do rei, que tenta matá-lo. Davi tem que fugir e se esconder. Não é o tipo de história que se esperaria de alguém que tinha uma promessa de que seria rei. Ele cria um exército independente formado por 400 homens desqualificados, endividados, insatisfeitos e desesperançados. Davi era o chefe deles.

Com uma história tão tensa, motivos não faltaram para perder a fé e a esperança. Mas Davi não parou. Ele seguiu em frente. Não era mais na unha, nem com pedradas. Foi sendo treinado em comando de batalhas, liderando tropas. Um caminho de aprendizado para, aos 30 anos de idade, ser ungido rei de Israel. Muitos outros desafios apareceram e fizeram de Davi um rei muito importante na história.
O que eu aprendo com isso? Que Deus pode me fazer andar por um caminho difícil, tenso, mas que será a rota para o meu aprendizado.
Nesse caminho vou evoluindo em técnicas e possibilidades, até que eu esteja apto para ser e fazer o que Deus espera de mim.
Não é fácil e nem rápido. Mas não podemos parar. Esperar em Deus é sempre caminhar!

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral