Com texto e direção de Kiko Pissolato e Heloísa Barrozo, peça traz à cena um elenco de 40 atores e apresenta os marcos históricos e culturais da cidade no dia 24 de novembro, às 19h
O grupo de teatro de Cosmópolis estreia “Universo em Família”, uma peça que narra a trajetória de uma família que chega de Portugal no final do século XIX e acompanha as diversas gerações até os dias atuais. O espetáculo acontece neste domingo (24), às 19h, no Auditório XV de Outubro, nas dependências da Escola Municipal Paulo Freire. Com texto e direção de Kiko Pissolato e Heloísa Barrozo, a peça é uma homenagem à história da cidade e aos seus personagens.
Kiko Pissolato destaca o propósito da peça, que não é apenas um resgate histórico, mas um mergulho nas emoções e vivências que construíram a identidade local. “A peça chama o universo em família, porque estamos falando da cidade universo. E a saga da peça acompanha a saga de uma família que veio de Portugal em 1890, mais ou menos, e desenvolveu toda a sua trajetória na cidade de Cosmópolis até chegar aos dias de hoje”, explica. A peça transita por momentos marcantes da cidade, como a fundação da Usina Ester, a primeira escola, o primeiro hospital e até os bares e o carnaval, compondo um mosaico afetivo e histórico de Cosmópolis. “Afinal, a história é feita de pessoas, mais do que de datas de inauguração de prédios”, completa.
Para Heloísa Barrozo, o processo criativo foi fortemente influenciado pela participação dos alunos e atores, que contribuíram com histórias familiares e memórias da cidade. “A construção do texto se deu de uma forma muito orgânica, nós coletamos com os alunos as histórias que eles conheciam das suas famílias, da construção da cidade, dos principais personagens de Cosmópolis. A partir disso, começamos a trabalhar improvisações em cima desses enredos”, explica a diretora. Ela enfatiza o espírito colaborativo do grupo: “É muito gostoso, porque existe uma troca bem genuína, existe uma generosidade bastante grande entre eles em cena”.
O elenco conta com cerca de 40 atores, de diferentes idades, entre 11 e 74 anos. A peça busca retratar com precisão cada período histórico, usando figurinos de época e uma cuidadosa direção de arte. “Vamos trabalhar com o máximo de recursos à disposição – eu digo isso em termos de iluminação, enfim, com os figurinos bacanas de época”, acrescenta Pissolato.
Sinopse: “Universo em Família” acompanha a história de uma família de imigrantes portugueses que chega a Cosmópolis em 1890. Ao longo das gerações, a peça retrata momentos históricos da cidade, como a fundação da Usina, a chegada do trem e a primeira escola, passando pela formação da comunidade e seus marcos culturais, até os dias atuais.