Espírito Santo e Meio Ambiente

O mês de junho está sendo especial para nós cristãos neste ano. Porque no calendário (eclesial e secular) coincidiram Dia da Ecologia e Meio Ambiente com Domingo de Pentecostes. As questões ambientais devem ser tratadas com muito carinho. É dever de todo cidadão cuidar da natureza. Um meio ambiente saudável preserva a vida do Planeta. Uma natureza destruída significa a morte. A extinção da vida é o que já estamos testemunhando com tanta depredação da nossa flora e fauna, dos nossos rios e mares. Essa natureza tão linda que nos oferece tantas coisas boas! É de onde o ser humano usufrui tirando o seu sustento… E por que, esse mesmo ser humano, está destruindo a natureza?
A natureza é Sagrada! É obra do Criador! Por isso que nós, cristãos e cristãs, temos que nos (pré)ocupar com o Nosso Planeta Terra, PRESENTE DE DEUS. Isso é dever de TODOS NÓS…Temos que nos unir para salvar a vida do nosso Planeta…, pois, para isso não existem fronteiras…Vamos cuidar do nosso Meio Ambiente!
Celebrar no mesmo mês o DIA DA ECOLOGIA (5/6); o DIA DO MEIO AMBIENTE (6/6) e o DOMINGO DE PENTECOSTES se torna muito mais significativo, pois, estivemos rogando que o ESPÍRITO SANTO se manifeste também através de cristãos no CUIDADO COM O PLANETA AZUL.
Um hino marcante na história do protestantismo é o hino “SENHOR, MEU DEUS, QUANDO EU MARAVILHADO”. A primeira estrofe assim nos faz orar: “Senhor, meu Deus, quando eu, maravilhado, contemplo a tua imensa criação, a terra e o mar e o céu todo estrelado me vêm falar da Tua perfeição.” E o refrão nos leva a louvá-la assim: “Então minh’alma canta a Ti, Senhor: “Grandioso és Tu, grandioso és Tu.” Então minh’alma canta a Ti, Senhor:“Grandioso és Tu, grandioso és Tu!”.”
Contudo, a gloriosa criação de Deus está ameaçada. Tanto que fazemos das palavras cantadas por Chitãozinho e Xororó nossas palavras: “O que será deste Planeta Azul?” Assim diz a canção:
“A vida e a natureza sempre à mercê da poluição. Se invertem as estações do ano. Faz calor no inverno e frio no verão. Os peixes morrendo nos rios. Estão se extinguindo espécies animais. Nem tudo que se planta, colhe. O tempo retribui o mal que a gente faz. Onde a chuva caía quase todo dia já não chove nada. O sol abrasador rachando o leito dos rios secos sem um pingo d’água. Quanto ao futuro inseguro. Será assim de norte a sul. A terra nua semelhante à lua. O que será desse Planeta Azul? O que será desse Planeta Azul? O rio que desce as encostas já quase sem vida parece que chora um triste lamento das águas ao ver devastada a fauna e a flora. É tempo de pensar no verde, regar a semente que ainda não nasceu, deixar em paz a Amazônia, preservar a vida, estar de bem com Deus!”
O Salmo 104, além do louvor a Deus, pela variedade das obras do SENHOR, no versículo 30, cita o Espírito (Santo) como agente criador e mantwnedor da criação. “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra”. Cabe aqui a poesia:

Desde o início, tudo mudou
O meio ambiente, já se transformou,
Tapamos nossos olhos, para não ver
Tudo que está acontecendo

Não queremos perceber
Animais famintos, outros extintos
As florestas mudaram
Muitas árvores derrubaram.

O povo consumista, não quer saber
A natureza pede ajuda,
Sem ninguém pra socorrer

A mata está sufocada
As pessoas ficam caladas
Fábricas, fumaças…
Dinheiro sujo, só desgraça.

Temos que agir,
O mundo vai cair
Talvez caia em cima de nós
E ninguém, senão Deus, escutará nossa voz.

Mas, também a oração:
Senhor, pedimos por todos os seres humanos, Tuas criaturas, que têm sede de vida e estão ameaçadas a morrer de sede, de fome, de solidão, de abandono, de falta de solidariedade. Concede a todos e todas esperança em Ti. E à Tua Igreja coragem de agir, para que soprem ventos de justiça e a paz corra como um rio de águas limpas.
Pedimos que olhes por nós, tomando-nos em Tuas mãos e fazendo-nos fortes nas tribulações, não nos abandonando em nossas horas de fraqueza. Pedimos coragem para interferir na nossa sociedade injusta e desigual, para eliminarmos todas as formas de violência a que homens, mulheres, crianças e idosos são submetidos. Dá-nos, acima de tudo, consciência ecológica para que, juntos ou em pequenos atos individuais, possamos cuidar com carinho da criação, PRESENTE DE DEUS. Amém!

P. Me. Evandro Jair Meurer
Pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Cosmópolis
ieclbcosmopolis@gmail.com