Esporte na infância: a importância no desenvolvimento infantil

Aluna compartilha experiência de praticar balé desde criança e a importância da atividade na rotina

Carolina F. Kreitlow Professora de Ed. Física e Balé

A dança é uma expressão cultural praticada desde os primórdios da humanidade. No entanto, apenas no ano de 1982 foi instituído o Dia Internacional da Dança, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A Professora Carol Kreitlow leciona aulas de balé há onze anos. Com isso, ela já marcou a vida de muitas alunas e alunos. Atualmente, ela leciona aulas para mais de 120 crianças, de todas as classes sociais. De acordo com a professora, as aulas são para todas as idades, mas, a procura maior é para as crianças. “Muitas crianças chegam com o sonho de dançar! Por isso, todo ano, fazemos nossas apresentações de dança, em que as crianças e pais realizam o sonho dançando no palco”, conta Carol.
Ana Helena Nallin Davinha conta que começou a frequentar as aulas de balé aos sete anos de idade. “Acredito que faço balé há quase vinte anos, desde que eu tinha sete anos de idade. O balé me faz deixar de lado, mesmo que só por uma horinha, os outros problemas. Ainda ensina a conviver com outras crianças, a errar e acertar juntos, além de nos dar incentivo pra buscar melhorar sempre”, explica Ana.
A prática de esporte na infância é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças de acordo com um estudo realizado pelo British Journal of Sports Medicine, a partir de trabalhos de especialistas do Reino Unido, Escandinávia e dos Estados Unidos. Esportes como o balé, natação, futebol e vôlei podem ser uma opção para incluir as crianças nas atividades físicas.
Dessa forma, a professora acrescenta os benefícios da movimentação na infância. “O balé auxilia no desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais e também na postura. Trabalho bastante a parte lúdica com as crianças a partir de 3 anos. Inclusive, este ano, inauguramos o espaço de Dança e Arte Deusa Gaia, junto com a minha sócia Eleuza Cardozo, em que teremos o balé infantil e adulto, entre outras modalidades de dança”, conclui Carol.
Para Ana Helena, o importante é encontrar uma atividade em que a criança se sinta bem. “Acho que o ponto mais importante de qualquer hobby ou atividade física/esporte é encontrar algo que gostemos de fazer, que não seja uma obrigação e que nos motive sempre a buscar melhorar e estar ali”, finaliza Ana.