Está aberta a temporada de empregos temporários

Conseguir um emprego, hoje, é objetivo de muitas pessoas. Se for um emprego fixo, melhor ainda, mas, sabemos que não está nada fácil surgir uma recolocação.
Estamos entrando na época dos empregos temporários, ótima oportunidade das pessoas conseguirem uma recolocação. São vários departamentos admitindo: logística, faturamento, mas, o foco principal ainda continua sendo a área de vendas; o comércio, nesta época do ano, aquece muito a economia nacional.
As empresas já estão em busca de profissionais para iniciar os treinamentos. É cada vez maior o investimento em melhorias para uma excelência em atendimento ao cliente, e as empresas investem pesado em treinamento contínuo dos seus futuros colaboradores.
Muitos candidatos pensam que as empresas só buscam pessoas com experiência comprovada. É um grande engano, muitas empresas buscam profissionais com o perfil para a vaga, sem necessariamente terem experiência para a mesma.
Trabalhar o potencial que cada pessoa tem é o primordial para as empresas. O chamado “ primeiro emprego” pode surgir exatamente neste período.
Um candidato com experiência é sempre bem-vindo, mas um candidato que nunca trabalhou também é muito aproveitado pelas empresas, pois, muitas querem desenvolver o candidato para o perfil da sua empresa, sem “vícios”.
É nesta hora que o candidato pode mostrar todo seu potencial. Muitos candidatos não se conhecem e, para isso, os selecionadores, capacitadores, ou os Choaching’s, vêm buscar as qualidades nestes novos candidatos.
O que as empresas buscam hoje nos candidatos?
– Foco;
– Determinação;
– Concentração;
– Dinamismo;
– Globalização;
– Estar aberto a novos desafios;
– E por aí vai…
Muitos candidatos ficam somente em sua “zona de conforto” e têm medo de novos desafios, buscando empregos que somente estão na sua faixa de experiência ou conhecimento, com receio de novos desafios.
Agora, o candidato tem que ser multifunções, e o relacionamento interpessoal é um fator determinante na hora da contratação, pessoas introvertidas e de pouco relacionamento tendem a ter dificuldades de conseguir emprego de uma forma mais ampla.
Por isso, elabore um bom curriculum, com informações verdadeiras e precisas, não invente o que você não sabe fazer. Você pode acabar caindo em contradições e vai colocar em risco seu futuro emprego. Busque ser sincero em suas colocações, mesmo não tendo experiência para a função exigida, mas, deixando claro a seu futuro contratante que você está aberto a novos desafios e gostaria de superar esses novos desafios.
Procure emprego num dia que você realmente está com vontade de conseguir algo na sua vida, não vá com pensamentos negativos e baixa estima. As empresas querem pessoas determinadas e objetivas e com ótimo astral. Humildade na hora de conseguir um novo emprego também é muito bem-vinda neste momento. Muito cuidado com expressões faciais, pois o “corpo fala“.
Vamos lá, foco, fé e perseverança, pois, os empregos estão aí para serem conquistados, talvez esse momento seja o seu. Muito sucesso na busca por um novo emprego.

Por Odair Camargo
Consultor RH, Headhunter and Coaching