Sistemas iniciaram operando para o tratamento de 25% a 30% do esgoto, com previsão de 100% de recebimento e tratamento em 2025
Na manhã de quarta-feira (25), a Prefeitura de Cosmópolis retomou as operações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jaguari localizada às margens do rio que recebe o mesmo nome.
Os sistemas da ETE iniciaram operando para o tratamento de 25% a 30% do esgoto de Cosmópolis, com previsão de 100% de recebimento e tratamento em 2025.
A unidade operacional integra o sistema de saneamento municipal, totalmente reestruturado pela Prefeitura de Cosmópolis, recebendo e tratando quimicamente o esgoto, devolvendo-o ao meio ambiente de forma despoluída, livre de agravantes para a saúde humana e animal.
Entre os destaques dos novos sistemas da ETE está o sistema ultravioleta (UV), uma moderna tecnologia de desinfecção de esgotos e efluentes que utiliza a radiação ultravioleta (UV-C) para eliminar microrganismos nocivos.
O sistema UV é um dos procedimentos utilizados, iniciados com a captação do esgoto, tratado com diversos processos físicos e químicos, como a cloração.
Desde sua inauguração, em 2014, a ETE enfrentava diversas irregularidades estruturais e operacionais dos sistemas, comprometendo o funcionamento e a segurança do local, gerando diversos furtos e vandalismos.
Em 2021, a Prefeitura de Cosmópolis reestruturou totalmente as instalações e sistemas da ETE, mas, devido a sequência de atos de vandalismo e furtos, como o roubo de peças e fiações elétricas, a estação interrompeu seu funcionamento.
A retomada do funcionamento da ETE vai evitar o lançamento de esgoto sanitário in natura no Ribeirão Três Barras, contribuindo com a eliminação da poluição e protegendo o meio ambiente.