Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população, e não apenas aos grupos prioritários, como previsto inicialmente, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo solicitou ao Ministério o envio de 31 milhões de doses extras da vacina contra a gripe ao Estado de São Paulo. A finalidade é ampliar a vacinação para toda a população paulista, em conformidade com a orientação dada pelo próprio órgão federal.
Até o momento, 9,4 milhões de doses foram aplicadas no Estado de São Paulo, em pessoas incluídas nos grupos prioritários e específicos. SP ainda dispõe de 3,6 milhões de doses, destinadas prioritariamente aos grupos vigentes.
Vale lembrar que SP possui mais de 44 milhões de habitantes. A pasta espera que o Ministério envie o quantitativo necessário para estender a imunização a todos.
Sobra de estoques
Na sexta-feira (2), o Ministério da Saúde anunciou a liberação para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques. Segundo o órgão, a medida só é válida neste ano.
De acordo com o Ministério, cada Secretaria Estadual de Saúde terá autonomia para definir se libera ou não a vacinação para todas as faixas etárias.