Estalar coluna, dedos e articulações faz mal?

“O que provoca o barulho quando estalamos os dedos, a coluna e as articulações em geral?
O barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea.
Quando é forçada uma extensão ou flexão na articulação dos dedos, um ambiente de pressão negativa é estabelecido dentro das juntas. Então, os gases dissolvidos no líquido que fica no interior das articulações formam bolhas.
E é justamente quando essas bolhas são estouradas que o famoso barulho do estalar dos dedos acontece.

Estalar dedos e
articulações faz mal?
Sim, faz mal. O estalar frequente provoca um alongamento capsular que, a longo prazo, leva a instabilidade articular e formação de osteófitos periarticulares.
Um estudo de 1990 até chegou a associar o estalo a longo prazo ao inchaço nas mãos e menor fortalecimento na pegada.

Estalar as juntas da mão
engrossa os dedos?
Sim, estalar as pequenas articulações dos dedos a longo prazo provoca um alongamento na cápsula articular. Esse alongamento capsular leva a uma instabilidade relativa (a junta fica meio frouxa); sempre que temos instabilidade, o organismo tenta estabilizar a região com crescimento ósseo e esse crescimento ósseo periarticular é o osteófito (bico de papagaio) que faz com que as articulações fiquem mais grossas e dificultem a colocação dos anéis.

Estalar a coluna faz mal?
Sim, estalar a coluna com frequência também leva a instabilidade, que leva a formação de osteófitos e bicos de papagaio. O problema dos bicos de papagaio na coluna é que essas estruturas podem comprimir a medula e as raízes nervosas. O alongamento das partes moles e ligamentos na coluna também favorece as protusões e hérnias discais.

Quais os problemas que podem surgir quando estalos muito as articulações?
Instabilidade articular, artrose e, na coluna, protusões e hérnias discais.

Tenho estalos nas juntas. Tenho que ficar preocupado?
Os estalos e barulhos articulares podem ser normais e fisiológicos, porém, não devemos provocar os estalos repetidamente, uma coisa é o ombro ou o joelho estalarem quando realizamos um determinado movimento (por exemplo, em algumas técnicas terapêuticas como quiropraxia, osteopatia e alongamentos), outra coisa é repetirmos sempre esse movimento para provocar o estalo. A primeira opção é fisiológica; já a segunda opção é patológica e deve ser evitada”.

Por Dra. Renata S. Kowalesky e Dr. Leonardo Kowalesky

 

Leonardo B. Kowalesky
Ortopedista e
Traumatologista
CRM 137295

Dra. Renata Senna Kowalesky, CRM 140.080