Estelita Barbosa Neves, de 55 anos, é personagem do ‘Minha Vida, Um História”

Estelita Barbosa Neves, de 55 anos, é a personagem do ‘Minha Vida, Uma História’ desta semana. Ela conta que já trabalhou muito na vida. “Eu já fiz de tudo nessa minha vida. Já trabalhei na Prefeitura, já trabalhei na rua, já apanhei laranja, carpi e hoje eu sou ‘catadora de papelão’, que é um trabalho muito humilde, mas, me ajuda a sustentar minha casa – ele e Deus”, começa Estelita.
Estelita é natural de Governador Valadares – MG, veio a Cosmópolis através da irmã. “Escrevi para minha irmã, que já morava aqui. Ela foi até Minas Gerais me buscar e me trouxe para cá. Lá eu morava com meu pai”. A dona de casa e catadora também sabe o dia exato que pisou pela primeira vez em Cosmópolis. “Foi no dia nove de dezembro de oitenta e seis”.
Ela conta que teve 11 filhos e é mãe solteira. “Foi muito difícil criar todos meus 11 filhos. Um casal já morreu e agora tenho 9, mas, isso não tira o fato de eu receber muito amor e carinho e todos que moram lá comigo. Criei com muito esforço e dedicação, e hoje ainda crio, pois a minha mais nova tem 10 anos. Deus sempre me ajudou, alguns parentes meus também e minhas vizinhas estendem a mão para mim se eu precisar de qualquer coisa também”, comenta.
Estelita passa muitas dificuldades em sua vida. “Às vezes, eu não consigo nem pagar o IPTU. Já fui atrás de emprego, meus filhos também, mas, nunca dá certo. Até então Deus me ajudou e eu tive a ideia de começar a ‘catar’ papelão pelas ruas, que, aliás, vários donos e donas de casa me ajudam, sabem o dia certinho que eu venho e já preparam uma sacola com os papelões para mim. Mas, eu estou conseguindo me virar sozinha aqui”, pondera.
Ao final de nossa entrevista, Estelita deixa um recado para todos: “Não tenha vergonha de quem você é. Se você não está fazendo algo errado, que esteja fora da lei que temos, não tenha vergonha. Você está conseguindo se sustentar, ser feliz com isso? Pronto! Isso já basta”, finaliza.