Estiagem afeta nível dos rios em todo o Estado de São Paulo

Com poucas chuvas em abril e maio, a economia e a conscientização são fundamentais para manter os níveis adequados da Represa do Pirapitingui, que é o principal reservatório de água de Cosmópolis

O estado de São Paulo está passando por uma das maiores estiagens dos últimos meses, com pouca chuva em abril e maio. Nesse período de seca, que afeta todas as cidades do estado, inclusive Cosmópolis, é importante economizar água e aumentar a conscientização para manter os níveis adequados da Represa do Pirapitingui, principal reservatório de água da cidade.

A Prefeitura de Cosmópolis tem investido significativamente nos últimos anos para assegurar o abastecimento de água na cidade. Na ponte sobre o rio Pirapitingui, foi realizado um desassoreamento importante, removendo cerca de 5 metros de terra para melhorar o fluxo da água. No entanto, devido à falta de chuva, o nível do rio Pirapitingui permanece baixo.

Mais de 20 municípios do estado já estão em alerta de emergência. Há pouco mais de um mês, Vinhedo, por exemplo, declarou emergência no abastecimento de água. A baixa precipitação, especialmente na região das bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jaguari), resultou em uma redução significativa do fluxo dos rios. Não há previsão de chuva, nem para a próxima semana, nem para os próximos 15 dias. E o resultado é a secura, estiagem e reservatórios mais baixos.

Inverno 2024

As previsões indicam que este inverno será não apenas seco, mas também com temperaturas superiores à média. O consumo de água está em torno de 187 litros por pessoa por dia, muito acima do ideal, que é de 110 litros. E aqui em nossa região, o consumo está bem acima do recomendado.

Em um vídeo institucional divulgado pela Prefeitura de Cosmópolis, a conscientização pelo uso racional é reforçada. “Agora é o momento de aumentar a conscientização. É necessário evitar banhos longos, escovar os dentes com a torneira aberta, fazer a barba e se depilar com o chuveiro ligado, além de lavar calçadas. A conscientização é a única medida que, em conjunto, pode ajudar a reduzir ou agravar o problema”.