Estourado barracão que abrigaria combustíveis furtados de dutos da Petrobras

Começou, às 6 horas da manhã desta quarta-feira, 07 de novembro, a operação da Polícia Civil batizada de “OPASA”.  A operação teve apoio até do GARRA de Campinas e Polícia Anti Sequestro. A ocorrência foi apresentada e solicitada pelo Delegado do Deinter II de Campinas, que fica na Avenida Andrade Neves, 471.

Desde este horário das 6h00, o helicóptero sobrevoava vários locais juntamente com viaturas.

Vinte e cinco Policiais Civis, incluindo o helicóptero Pelicano, cumpriram mandado em diversos locais de Cosmópolis. Próximo ao campo da Vila Nova, policiais deram voz de prisão a um cidadão que saiu correndo, pulou telhado de casas e se abrigou em uma edícula, onde, inclusive, tinha criança, mas, ele foi capturado pelos policiais e teve prisão temporária decretada, ou seja, até o julgamento. Também dentro das viaturas estava presa uma mulher e outro cidadão que seriam transferidos até a Delegacia do Deinter II para averiguação.

Foram apreendidos computadores e um carro Chevrolet Corsa, cor preta, e dem

ais objetos não revelados à imprensa.  

Em seguida, a equipe se dirigiu a um depósito que funcionaria como o local para a estocagem do combustível furtado dos dutos da Petrobras. O barracão utilizado fica no bairro Bela Vista, onde anteriormente funcionava uma madeireira.

Dentro do barracão, havia escavação, onde estava acomodado um tanque, que serviria de depósito. Também foram encontradas ‘bombonas’ e um tanque de plástico de tamanho médio.

O esquema era feito da seguinte forma: os combustíveis furtados dos dutos eram trazidos até este barracão e depois serviriam para abastecimento de postos.  Tudo era feito por pequenos caminhões, pois, o local não comporta a entrada de carretas de porte grande. Porém, nenhum caminhão foi encontrado no depósito.

Nesta operação, não foi envolvido nenhum Posto de Combustível de Cosmópolis.

O combustível principal do furto é o diesel, uma vez que ele é menos explosível e, consequentemente, de menor risco no momento de perfuração dos dutos da Petrobras. Esse diesel é o mais puro que existe.

A operação não envolve somente Cosmópolis, mas, outras cidades da região,  porém, não foram comunicadas, pois, ainda haverá novas diligências dos policiais. Este caso já estava sendo investigado há 3 meses.

Moradores vizinhos do barracão “estourado” disseram para nossa reportagem que, durante a noite, ouviram muito barulho de máquinas trabalhando. Isso explica o porquê não havia tanque de combustível no buraco escavado, levando à conclusão que os meliantes já estavam com receio da chegada da polícia e tiraram o tanque durante a noite.