Estudante cosmopolense é selecionado para fazer intercâmbio na França

João Luiz Rodrigues Junior atua na área de Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal Sul de Minas

Recentemente, o estudante de Engenharia Agronômica, João Luiz Rodrigues Junior, foi selecionado para um intercâmbio na França, pelo Instituto Federal Sul de Minas. Ele ficará por 6 meses no país, de abril a outubro, e desenvolverá projetos na área agrícola, voltados também à área de agroecologia. ‘Junior’ diz que a experiência servirá para estabelecer contatos internacionais na área profissional e participar de uma interculturalidade com jovens de outros países, além de manter as relações entre o UFSULDEMINAS com o Liceu Francês, instituição que será seu destino.
Os requisitos para a classificação foram divididos em várias etapas estabelecidas pela UFSULDEMINAS, e após completar todas elas, foi escolhido para ser enviado à Europa.
Ele também receberá todo o apoio financeiro necessário para sua permanência por meio da instituição anfitriã.

Vida Pessoal
Júnior sempre gostou muito de esportes, e também do campo, envolvendo agricultura e animais. Durante toda a época em que cursava o ensino fundamental na Escola Nicolau Nolandi, praticava esportes durante o período letivo, envolvendo natação, kung-fu, vôlei e ginástica olímpica no projeto social, ‘Todas as formas de aprender’, criado pelo Colégio Objetivo Cosmópolis. E em suas férias da escola, passava o tempo no interior de Minas Gerais, num sítio pertencido a seus tios, onde tinha muito contato com o campo.

O início do sonho
Em 2014, ele decidiu se aprofundar na área da agropecuária e, então, decidiu deixar tudo para trás e se mudar para Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Machado, para poder fazer um curso técnico em agropecuário. Ele diz que, mesmo estando longe de Cosmópolis, não perdeu sua paixão pela ginástica, e sempre que vinha a Cosmópolis, treinava no Colégio Objetivo e até disputava competições quando as datas se conciliavam, inclusive, indo até a Argentina participar de uma série de apresentações.
Na instituição em que estuda em MG, ele passou a fazer aulas de dança por um tempo, e após isso, ele passou a dar aulas na área, na mesma instituição.
Após se formar no curso técnico, ele optou por continuar adquirindo conhecimento na área. Então, entrou para a faculdade de engenharia agronômica. Dentro do curso, Junior desenvolveu vários projetos e participou de vários grupos de estudo, na área de fitopatologia, bovinocultura e cafeicultura pós colheita. E esses grupos de estudo deram a oportunidade de participar de vários projetos científicos. O mais recente deles, voltado à área da cafeicultura, foi feito por meio do Polo Embrapii, um polo de pesquisas da parte de inovação. Junto com o Polo Embrapii, o Instituto Federal Sul de Minas Campus Machado e a empresa Campotec, foi desenvolvido um protótipo de um fermentador de café, que hoje já está no mercado para comercialização.
“Fazer todos esses projetos, participar de todos esses estudos, me proporcionaram bastante conhecimento, bastante crescimento pessoal, intelectual… Me fez um aluno muito proativo, comunicativo… E isso me ajudou muito para participar da seleção deste programa”, diz.
Junior diz que esse é o segredo para se destacar.
Ele também busca servir de exemplo a todos os alunos da área que buscam o mesmo objetivo.

Fotos: Redes sociais