Estudante de Cosmópolis conta sobre o sucesso e experiência em tocar no Festival Lollapalooza

Formada em São Paulo, a Bratislava é composta pelo vocalista Victor Meira, seu irmão Alexandre Meira na guitarra, Sandro Cobeleanschi no baixo e Lucas Felipe Franco na bateria. Há sete anos no ramo, a banda de rock experimental já se apresentou no Festival Lollapalooza e outros. Recentemente, lançou o seu terceiro álbum.
A Gazeta de Cosmópolis conversou com o vocalista da banda que, juntamente com seu irmão, estudaram em Cosmópolis durante o ensino médio. Victor Meira contou sobre a formação da banda, os shows e o novo disco. Confira a conversa:
Gazeta de Cosmópolis: Quando surgiu a banda? Estão há quanto tempo no ramo?
Victor Meira: A banda surgiu em 2010, formada por mim (Victor Meira) no baixo, Alexandre Meira na guitarra e Pedro Chammé, na bateria. No começo, nos nós juntávamos para tocar versões de músicas que gostávamos, entre elas canções dos Beatles, Secos e Molhados, Mutantes, entre outras. Em julho do mesmo ano, decidimos participar de um concurso de bandas autorais e gravamos as nossas primeiras composições. Foi aí que tudo começou de fato.

Gazeta: Recentemente, a banda lançou seu terceiro álbum “Fogo”. Em que foi inspirado o terceiro álbum?
Meira: “Fogo” tem uma série de inspirações distintas, mas, nenhuma delas muito planejada. A única coisa que queríamos como fundamento era compor um disco a partir do zero, sem recorrer a poemas e melodias que tínhamos composto anterior mente, sem recorrer a ideias engavetadas. Queríamos que refletisse as nossas ideias e as nossas influências atuais, como um registro nosso de hoje. Ao final da gravação, conseguimos olhar a obra como um todo e percebemos que metade das músicas do disco abordam a temática do sonho – seja para falar sobre introspecção, imaginação ou buscas por símbolos e significados. Outras temáticas abordadas são os afetos abusivos, a auto-análise e o lugar-de-fala, e a tragédia sócio-ambiental ocorrida na cidade de Mariana-MG em 2015.

Gazeta: As letras das músicas dos álbuns são inspiradas em algo? Qual mensagem a banda deseja passar aos ouvintes?
Meira: As letras, às vezes, são reflexos de estados de espírito, às vezes são desabafos, às vezes são um exercício de olhar para si mesmo e tentar entender quem está ali, pensando, sendo. De modo geral, nossa mensagem é de autoaceitação, de liberdade de expressão, de coragem para levar a sério os sonhos de infância, de revisão de velhos hábitos e ideias ruins, que precisam ser deixados para trás.

Gazeta: Bratislava é a capital da Eslováquia. Existe algum significado para o nome da banda?
Meira: Nenhum significado direto. O Alexandre deu a ideia do nome, achamos que soava legal e decidimos ficar com ele.

Gazeta: Quantos shows a banda já fez até hoje?
Meira: Acho que, juntando tudo, desde o começo, algo entre 130, 150 shows no total. Penso que é um número médio para uma banda independente. Uma dupla sertaneja ou um MC devem fazer essa quantidade de shows por trimestre (risos)! Mas, para uma banda independente de rock, é um ritmo de shows comum.

Gazeta: O show realizado no festival Lollapalooza foi o maior evento que já participaram?
Meira: Sim, o Lolla foi, sem dúvidas, o maior. Tocamos em outros palcos grandes também, como o Festival Conexão, em Belo Horizonte (2014), e daqui a uma semanairemos nos apresentar no Festival CoMA, em Brasília.

Gazeta: O Lollapalooza é um festival que traz grandes nomes da música e abre portas para muitas bandas. Você acredita que tocar no “Lolla” inspirou mais a banda a continuar seguindo a carreira?
Meira: Você perguntou se nos motivou a continuar e a resposta é: MUITO. Acho que esse pode ter sido o maior ganho na história. Toda a preparação para o festival nos fez evoluir muito como músicos, como pessoas, fortaleceu também as relações e deu um impulso motivacional muito grande.

Gazeta: Agora, depois do festival e também do lançamento do terceiro álbum, você percebeu se houve um aumento na procura por shows da banda?
Meira: Houve, sim! Períodos de lançamento são sempre muito férteis, atraem a atenção de donos de casas de shows e articuladores culturais. O show do próximo sábado (29), em Limeira, será o 6º show do mês, um número acima da nossa média mensal de apresentações. E temos bastante eventos ainda programados para o 2º semestre.
Próximo Show
Horário: 20h30 – show Bratislava
Valor: R$ 10
Local: Rocket Power Bar
Rua João Jacon, 425, Limeira-SP