Estudantes da rede estadual têm até o final de maio para retirar chips com internet nas escolas

Ação do Além da Escola prioriza alunos mais vulneráveis da rede

Estudantes da rede estadual de ensino têm até 31 de maio para retirar o chip com 3GB de internet nas escolas. A distribuição é realizada pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), por meio do Além da Escola, e prioriza alunos mais vulneráveis da rede, de acordo com o CadÚnico, do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio de escolas regulares (incluindo EEI – Indígena, Quilombo, Área de Assentamento e alunos do noturno regular das PEIs), que confirmaram interesse na ferramenta. No total, serão distribuídos 500 mil chips.

O Além da Escola objetiva expandir a carga horária dos estudantes através de atividades online. O tempo extra de estudo é composto por recuperação de aprendizagem, projetos em grupo que resolvam problemas reais da escola e orientações de estudos personalizadas. Os estudantes que já retiraram o chip são organizados em turmas entre 8 e 12 alunos para darem início às atividades do Além da Escola.

A inclusão tecnológica é peça-chave neste processo de resgate educacional, segundo Rossieli Soares, secretário da Educação. “Promover ferramentas de acesso à informação é contribuir no processo de redução das desigualdades. Nosso objetivo é que os conteúdos, ferramentas e desafios especialmente preparados ajudem a manter o ritmo dos estudos”, afirma.

Ao cumprirem as “missões”, como são chamados os projetos coletivos, cada grupo receberá R$300 para utilizar na escola e tirar os projetos do papel. Além disso, existe a previsão de outros incentivos para contribuir no engajamento dos estudantes ao longo da iniciativa.