Estudo da língua inglesa pode abrir várias portas tanto na vida profissional quanto na pessoal

Hoje em dia, vemos que a maioria dos brasileiros sabe falar mais de uma língua, e também, em sua maioria, essa segunda língua é o inglês. Mas, infelizmente, algumas pessoas não veem importância alguma no estudo do inglês e acabam deixando isso de lado e adiando o estudo. Segundo Wellington Costa, professor de inglês da escola New Jersey, “se, há alguns séculos, o latim era o idioma usado para todos os acordos e comunicações internacionais, o inglês é a bola da vez, 83% das pessoas falam inglês” .

Wellington Costa,
Professor de inglês da escola ‘New Jersey’

Além de ser uma língua mundial, o professor comenta que o inglês é, hoje em dia, de muita utilização e cada vez mais recorrente. “O conceito de ‘língua franca’, que é o de um idioma falado por todos e que permite a comunicação efetiva entre pessoas de todos os lugares, se aproxima ao máximo do papel que o inglês desempenha hoje em dia e sua utilização é cada vez mais recorrente.
Saber a língua tradicional é, nesses casos, um excelente motivo do ‘porquê’ estudar inglês, já que é sempre interessante entender bem o que está acontecendo ao redor do mundo e ganhando destaque nas redes sociais”, explica.
Mas, os motivos do estudo do inglês não são apenas isso, há vários outros e o professor Wellington os cita:

Viajar
“Se você gosta de viajar ou pretende ir para o exterior em um momento, saber inglês é fundamental. Afinal de contas, como você vai conversar com as pessoas, pedir informações, ler dados gerais e fazer novas amizades se não entender o que está se passando?
Mesmo que você não vá para um país de língua inglesa, o inglês é a principal forma pela qual as pessoas conversam e até mesmo hotéis possuem funcionários que falam inglês para atender e orientar os turistas que não falam a língua oficial do local (como, por exemplo, se formos para a Alemanha, e ficarmos em algum hotel, lá terá algum funcionário que fale inglês para te ajudar)”, afirma o professor.

Estudar
“Complementar a formação é uma necessidade crescente no mercado de trabalho e estudar em uma universidade fora do país pode fazer toda a diferença. Existem diversos programas de intercâmbio que aceitam alunos estrangeiros, mas, a grande parte deles requer o domínio da língua inglesa.
Se você tem essa intenção ou pensa em estudar fora, não deixe para a última hora! Comece a estudar inglês o quanto antes e tenha sempre essa ‘carta na manga’ para poder se inscrever em programas variados e conseguir sempre implementar cada vez mais o seu currículo”, diz Wellington.

Carreira Profissional
Cada vez mais, empresas possuem negócios no exterior e saber conversar, negociar e trabalhar com colaboradores internacionais é essencial, segundo Wellington. “Não vale deixar uma boa oportunidade passar só porque você não faz isso com excelência, não é mesmo? Hoje em dia, é essencial ter em seu currículo um curso de inglês, um conhecimento de línguas, várias empresas exigem isso.
Aprender inglês pode ser o que falta em sua carreira para garantir uma promoção e o emprego dos sonhos. Além disso, oportunidades fora do país também não são raras e, nesse caso, dominar o idioma é ainda mais importante”, completa.
Adiar a aprendizagem, seja de inglês ou de qualquer outra íngua, pode te prejudicar em um futuro, onde você não terá tanta facilidade como tem hoje. “Aprenda inglês e veja como um mundo de conteúdos vai estar disponível para você”, conclui o professor Wellington.