Etapas

“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou.” Eclesiastes 3, 1-2

A nossa vida é uma fascinante história dividida em capítulos ou etapas; dentro dessa longa história que é a nossa própria existência se sucedem várias etapas que vão se concluindo, encerrando, terminando, para dar lugar a outras, que se iniciam, com todas as consequências que essa realidade carrega em si.
Pensemos por exemplo: terminar o ensino fundamental, concluir um capítulo do TCC, um namoro, uma viagem, uma mudança de emprego, enfim, uma infinidade de etapas que se iniciam e se encerram, umas mais relevantes do que outras, umas mais marcantes, umas bem mais demoradas e assim na diversidade vamos vivendo.
Em cada etapa terminada, podemos e devemos fazer um confronto, uma avaliação, ou melhor dizendo, uma autoavaliação para detectar o crescimento conseguido, os passos dados, o amadurecimento obtido e claro também para enxergar os retrocessos, a repetição de erros, o que ficou estagnado, o que ainda precisa ser encarado e tudo isso deve ser feito na maior transparência, ao final das contas, o papo é interno, e nesse papo com “nosso eu” vêm o crescimento, a superação, a cura, a conquista.
E aí etapa superada, é hora de virar a página porque esse capítulo se encerra e nos deparamos com um novo capítulo totalmente em branco, todinho nosso para ser preenchido da melhor maneira que pudermos, não dá para jogar fora as oportunidades de recomeço, ou melhor de continuação a partir de outras perspectivas…
Essa é a vida, assim bonita demais, cheia de recursos para que a tornemos cada dia melhor.
Já está claro que, nesta última semana do ano, nada mais justo do que fazermos essa autoavaliação, a famosa retrospectiva anual, mas não somente para lembrar, mas, sobretudo, para corrigir e, assim, começar uma nova etapa, um novo ano com o coração disposto a sermos melhores.
Vejam bem, até agora não falei de fé, mas, ela é essencial. Neste Caderno de Jesus, inspirados Nele que é nosso Mestre, jamais podemos concluir ou começar uma etapa, sem a presença de Deus, pois nosso Pai Criador, é o Autor da vida e a Ele devemos nossa existência, e sem Ele, tudo fica sem sentido.
Então, desejo a vocês uma excelente “conclusão de etapa” (fim de ano) e, sobretudo, um abençoado início da nova etapa (ano novo). Que em nenhum momento falte a presença de Deus, que a cada instante, sintamos a presença do nosso companheiro de caminho que é Jesus.
Tem uma oração da liturgia da Igreja que eu gosto muito, e eu partilho aqui com vocês, tem tudo a ver com nossa reflexão de hoje, e espero que vocês possam usar sempre esta linda prece.
“Inspirai, Senhor, nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em Vós comece e termine tudo aquilo que fizermos”.
Feliz e abençoado ano novo.
Aquele abraço, do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa
Gertrudes de Cosmópolis