Eternos namorados: conheça o casal que está casado há 50 anos

Esta história de amor começou há mais de 50 anos, quando Maria Terezinha Tergolino tinha 17 anos e Odair Tergolino tinha 20. O casal se conheceu durante uma festa junina.
Terezinha levava recados de amor de Odair para outra garota. “Eu sempre tinha esse contato com ela para enviar recado para a outra e isso me levou a ficar apaixonado”, diz Odair, relembrando os primeiros momentos.
“Começamos a conversar cada vez mais, até que, um dia, ele disse para mim que iria para a minha casa conversar com o meu pai. Eu até duvidei que ele realmente fosse, mas, de repente, eu vi o farolzinho da bicicleta chegando à minha casa. Foi assim que percebi que ele realmente queria algo sério comigo”, conta Terezinha.
Eles contam que não imaginavam que chegariam tão longe. “A gente conhece a família da pessoa e começa a ter esse contato. Não é uma coisa de internet, foi mesmo chegar e ficar junto”, conta.

Qual o segredo de um relacionamento tão duradouro?
Eles concordam que, para um relacionamento durar, é necessário “ter amor, respeito e confiança. Tem hora que a gente precisa escutar e ficar quieto, porque, se for retrucar, não leva a nada”, diz Odair.
“Às vezes, eu falo alguma coisa e depois eu falo para ele ‘bem, você me perdoa’ e tudo fica bem. Nunca fomos dormir sem um falar boa noite para o outro. Em 50 anos, nunca dormimos bravos um com o outro. Tem que haver muito respeito, isso é o principal”, explica Terezinha.
“Foi algo que começou muito simples, foi algo que aconteceu. O importante é que sempre nos respeitamos, sempre damos carinho um para o outro”, comenta Terezinha.

Companheirismo
“Nós somos muito felizes. À noite, sento numa ponta do sofá e ele na outra, daí ficamos sempre juntos. Nós dependemos muito um do outro, ele é tudo pra mim”, diz Terezinha. E Odair completa “e ela é tudo pra mim. Nas horas ruins que você vê quem são as pessoas. Quando você está doente, mas você vê que está tudo arrumadinho para você, procura fazer uma sopinha e não tem descaso nenhum”.
“Sempre tem alguma coisa, mas, a gente deixa de lado e toca a vida para frente. É importante sempre lembrar do amor”, diz Terezinha.
Sobre a comemoração de bodas de ouro, “fizemos uma festa de 50 anos e foi a maior alegria. No dia que fomos ver o Firenze [salão de festas], eu fiquei encantada, eu não conhecia aquele salão. Na hora que eu conheci, falei para ele ‘bem, é aqui’ e ele ‘então vamos fazer’. Foi muita emoção… Quando eu casei, foi uma emoção e, com essa festa, foi uma emoção diferente, por já estarmos mais vividos, já sabermos as coisas. Cada dia que passa, descobrimos coisas novas. Nós viajamos muito. Minha filha dá muito apoio para nós; quando pensamos em fazer algo, ela incentiva. A alegria dela, do meu genro e da minha neta foram incríveis. Eles falaram que demos uma alegria muito grande a eles”, conclui.
O tempo passou e o amor só aumentou. O casal, que comemorou bodas de ouro, ainda tem a chama da paixão e amor viva dentro de seus corações.

“De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento” – Vinicius de Moraes