Evangelho, a boa notícia para 2018!

No ano de 490 a.C., após os gregos vencerem os persas na grande batalha de Maratona, o general Milcíades enviou um mensageiro para Atenas, o qual, antes de cair exausto no chão, exclamou: “Cidadãos de Atenas: Evangelho! Os persas estão derrotados, a Grécia venceu!” E o povo, em delírio, festejou a vitória.
Os gregos usavam a palavra Evangelho para anunciar ao povo uma vitória esportiva ou militar. Quando, em Corinto, se realizavam as grandes competições esportivas, o juiz anunciava: “Evangelho, Ataferxes ganhou a corrida”, e o povo vibrava em alegrias.
Evangelho, no sentido cristão, é a “boa notícia de grande alegria”. Deus enviou Jesus, o “Príncipe da Paz”, ao mundo para triunfar sobre o pecado, a morte e o Diabo. Cristo é o Vitorioso Salvador. Nós somos salvos. Esta é a boa notícia, o Evangelho que produz alegria. Alegria que expulsa das profundezas do coração o temor, o medo, a angústia e a tristeza.
No dia 06.01.2018, iniciamos no Calendário da Igreja o Período de Epifania. No original grego, Epifania significa “revelação”, “aparecimento” ou “manifestação”; pois foi nesta ocasião que o Salvador Jesus foi anunciado pela primeira vez aos nãos judeus, na pessoa dos magos. Que excelente notícia, Deus não enviou Jesus ao mundo apenas para salvar algumas pessoas. O nascimento de Jesus foi para todo mundo. Por isso, tão logo Jesus nasceu, Deus tomou providências para que este acontecimento chegasse aos ouvidos de todos.
As primeiras pessoas que foram avisadas do nascimento de Jesus foram os pastores em Belém (Evangelho de São Lucas 2.10-11). Pastores eram pessoas simples, que passavam o dia e a noite cuidando das ovelhas. Depois foi a vez dos magos ouvirem falar de Jesus. Magos eram pessoas da classe alta, que tinham grandes conhecimentos. Esses magos ficaram sabendo do nascimento de Jesus através de uma estrela.
Depois de muitos dias, de uma longa e difícil caminhada, eles chegam a Belém. Lá a estrela para em cima de uma casa. Eles entram na casa e encontram Maria e José com o Menino Jesus. Eles O adoram, Lhe oferecem presentes e depois voltam para casa cheios de alegria, na certeza de haverem encontrado o Messias prometido.
Mais tarde, o próprio Jesus se encarrega de anunciar a Sua chegada ao mundo. Jesus, depois de percorrer vilas e cidades, vales e montes, prepara doze homens, Seus apóstolos, para irem por todo mundo pregar o Evangelho, a fim de que todos ficassem sabendo da Sua vinda ao mundo.
A boa notícia também neste Período de Epifania é a de que Deus está presente entre nós. Deus presente por uma Criança, Deus presente entre simplicidade, humildade e pobreza. Prossigamos avante confiantes na boa notícia de Jesus: “Eu estou com vocês todos os dias” (Mt 28.20 NTLH SBB). Pode ser que enfrentemos momentos difíceis no novo ano, mas “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13 NTLH SBB).
A Epifania celebra a manifestação de Jesus Cristo como o Enviado de Deus Pai. A Epifania também é um convite para que confiemos que Cristo está conosco e Dele falemos a todos os que conosco convivem, a fim de que mais e mais pessoas recebam essa boa notícia.
Que a paz de Deus que excede todo o nosso entendimento guarde os nossos corações e mentes em Cristo Jesus agora e sempre. Amém.

 

REV. AILTON P. SANTOS
Paróquia Evangélica Luterana Paz/IELB