Evento de cicloturismo reúne cerca de 150 ciclistas afim de visitar pontos ‘turísticos’

No domingo (29), cerca de 150 ciclistas participaram do primeiro Ciclo Tour Ecológico em Cosmópolis.
Os ciclistas fizeram um percurso de 25 km, passando pela ‘Trilha do Encanamento’ e a ‘Gruta do Carrapicho’, lugares que, segundo um dos organizadores do evento e também ciclista Eduardo Gabbai, são considerados como pontos turísticos pouco explorados de bicicleta.
Ele comenta que a ideia foi criar um evento de cicloturismo voltado ao ciclista iniciante, incentivando esses esportistas a conhecer lugares novos e interagir com a paisagem e os demais participantes. “A intenção é levar as pessoas a andar de bicicleta em lugares novos”.
Apesar do percurso e o passeio serem voltados ao ciclista iniciante, todos os níveis de esportistas estavam presentes.
Eduardo afirma que o trajeto foi decidido por conta da demanda. “Optei por dois lugares, a Gruta do Carrapicho, bem conhecida pelos antigos da cidade, mas, pouco conhecida pelos mais novos; e a trilha do Encanamento, que fica na beira do rio Jaguari, também desconhecida por muitos ciclistas”. Ele conta que, depois do evento, percebeu que muitas pessoas nunca tinham ido a um desses lugares, mesmo os ciclistas mais experientes.
Com o sucesso do evento, Eduardo conta que tem a intenção de continuar realizando mais eventos desse tipo, mas, acredita que ainda é cedo para dizer quando isso vai acontecer. “Minha ideia é levar o grupo de ciclistas a novos lugares com o tempo, mas, temos que pensar com calma. Cosmópolis tem potencial”.
Ao fim do evento, muitos já perguntavam quando seria o próximo e como iria ocorrer.

O evento
Juntamente com Eduardo, à frente da organização do evento estava Mérop Saddoco Sanches. Ela conta que ficou animada logo que ficou sabendo da ideia, entretanto, organizar um evento desse porte não foi fácil.
Com o atrativo da distribuição de camisetas de ciclista para os 100 primeiros inscritos, a venda de inscrição ocorreu de forma mais rápida do que o esperado pelos organizadores. Em cerca de seis horas, já havia 110 pessoas inscritas para o passeio.
Com a distribuição desses brindes e comidas, o evento chegou a custar cerca de R$ 4 mil. Para o custeio do material, os organizadores contaram com o apoio de diversos patrocinadores que garantiram metade da renda.
O evento não teve fins lucrativos, assim como também teve a finalidade de arrecadar alimentos não perecíveis para o Projeto Arco-Íris.

Segurança
Mérop diz que, por conta do alto índice de furtos e roubos de bicicleta, muitas pessoas passaram a ter medo de pedalar.
Sendo assim, tendo em vista a segurança do evento, os organizadores convidaram a equipe da Polícia Militar, que também foi pedalando, e uma equipe da Guarda Municipal.