Ex-destaque do amador de Cosmópolis busca dar oportunidade a atletas mais jovens da cidade

‘Marquinho Bicudo’ fala sobre a dificuldade em se tornar profissional no futebol

Marcos da Costa Fernandes, conhecido como ‘Marquinho Bicudo’, de 53 anos, como grande parte das crianças, desde pequeno, sempre sonhou em se tornar jogador de futebol. Porém, no Brasil, sabemos que apenas o talento não é capaz de tornar sonhos em realidade. Vindo de família humilde, com 8 irmãos, as chances de atingir o objetivo eram ainda menores. Na visão dele, hoje em dia, é ainda mais difícil se tornar profissional no esporte, pois, além da falta de oportunidades, se um jogador não tiver preparo físico, dedicação e compromisso, fica ainda mais difícil, especialmente pela grande concorrência que, na maioria das vezes, é desleal.
Aos 14 anos, Marquinho começou a jogar no amador da cidade, como zagueiro. Infelizmente, na época, não havia muitas oportunidades para obter destaque no cenário regional, justamente pela falta de acesso das crianças da época a escolinhas de futebol e outros projetos de formação mais comuns hoje em dia.
Ao iniciar sua carreira no amador como zagueiro, aos poucos, foi começando a gostar de fazer gol, o que o fez, posteriormente, tornar-se centroavante. Após passagem por diversos clubes da cidade e da região, sendo campeão e artilheiro na maioria deles, o atacante se tornou referência no amador, obtendo notoriedade e admiração no meio.
Hoje, ele tem um time de garotos de 15 a 20 anos, que, nas palavras dele, serve para que não entrem no “caminho negativo”, e sim no “campinho do bem”. Marquinho diz que seu projeto não é uma escolinha, pois, não possui condições de arcar com os custos. Mas é uma forma de incentivar os garotos a seguirem perseguindo seus sonhos.
O projeto necessita de recursos a fim de conceder mais oportunidades e condições aos jovens jogadores. Nos últimos meses, ele realizou um campeonato e um festival beneficente, aonde foram arrecadados alimentos não perecíveis e agasalhos para as pessoas carentes. O evento ocorreu com sucesso e as doações já foram entregues.