Ex-prefeito de Artur Nogueira é preso em Operação Policial da D.I.G. de Americana

Um pedreiro, de 52 anos, morador de Artur Nogueira, também foi preso. Diligências apreenderam armas, munições, documentos, celulares e outros objetos

Na quinta-feira (30), a D.I.G. (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana deflagrou a Operação Tractus na cidade de Artur Nogueira. A ação contou com o apoio da equipe de Polícia Civil da Delegacia de Cosmópolis e também com a Guarda Municipal de Artur Nogueira. Foi dado cumprimento a dois mandados de localização e apreensão de objetos; foi feito um flagrante de receptação e organização criminosa, com um indivíduo preso; além do flagrante por posse ilegal de arma de fogo, com mais um indivíduo preso.

De acordo com o histórico, “a Delegacia de Investigações Gerais de Americana (DIG) vem investigando um roubo ocorrido em 04/08/2020, na cidade de Engenheiro Coelho/SP, onde um funcionário da Prefeitura daquela municipalidade, que trabalha como operador de máquinas, ao dar passagem para um veículo, foi surpreendido pelos ocupantes do automóvel que se encontravam encapuzados, e um deles, portando uma arma de fogo. Em agressiva abordagem, levaram o servidor até uma área de canavial, onde ordenaram que ele deixasse a chave no contato da máquina que conduzia.

Logo após, o colocaram em outro veículo, mantendo-o como refém durante a ação. Os criminosos enfatizaram que seu interesse era no maquinário, tendo então liberado a vítima posteriormente na cidade de Mogi Mirim/SP.

As investigações apuraram que um funcionário da Prefeitura estaria envolvido no roubo do maquinário e, após a apreensão do telefone celular deste indivíduo, foram encontradas diversas mensagens que trazem diálogos suspeitos sobre os possíveis autores do crime, sendo um dos diálogos realizado com A.B., um criminoso conhecido nos meios Policiais por envolvimento em crimes de roubo, furto, receptação e “desmanche de veículos”. Nos diálogos, verificou-se ainda a cobrança de A.B. sobre o pagamento de dívida envolvendo uma máquina.

Diante dos fortes indícios coligidos, a Autoridade Policial representou pela expedição de Mandados de Busca e Apreensão nos endereços dos suspeitos, visando a elucidação dos crimes, sendo os competentes mandados expedidos pelo juízo de Artur Nogueira.

Nesta data, a DIG de Americana, com apoio de Policiais Civis da Delegacia de Cosmópolis e Guardas Municipais de Artur Nogueira, deflagrou a Operação Policial “TRACTUS” para cumprir os Mandados de Busca e Apreensão expedidos. As diligências resultaram na apreensão de diversos objetos de interesse das investigações em andamento, bem como na prisão em flagrante delito de L.F. por crimes de Posse ilegal de arma de fogo e uso permitido e restrito; e A.B., por Receptação e Associação criminosa. Os criminosos foram conduzidos a uma cadeia da região, onde permanecerão à disposição da Justiça”.

Acompanhe os Boletins de Ocorrências

Posse ilegal de arma de fogo – flagrante

Boletim de Ocorrência: *AQ6384-1/2021 – DIG AMERICANA *

Indiciado/preso: L. F., 70 anos, Agropecuarista, empresário e ex-prefeito de Artur Nogueira, morador na área rural de Artur Nogueira.

Armas de Fogo apreendidas: Espingarda marca Boito, calibre 32; Espingarda marca CVC, calibre 12; Espingarda marca CVC, modelo 586.2, calibre 12; Garrucha marca Rossi, calibre 360

Objetos apreendidos:  02 munições, calibre 28, intactas; 02 cartuchos deflagrados, calibre 12; 08 cartuchos deflagrados, calibre 32; 14 cartuchos intactos, calibre 12; 16 cartuchos intactos, calibre 32.

Receptação/organização criminosa – flagrante

Boletim de Ocorrência: AQ6989-1/2021 – DIG AMERICANA

Indiciado/preso: A. B., 52 anos, pedreiro, morador de Artur Nogueira.

Apreensões: vários envelopes e documentos bancários produtos de roubo, vários documentos de identidade falsos, simulacros de armas de fogo, cartões de créditos possivelmente oriundos de estelionato e outros.

Cumprimento de mandado/localização e apreensão de objetos

Boletim de Ocorrência: AQ7011-1/2021 – DIG AMERICANA

Investigado: A. B., 52 anos, pedreiro, morador de Artur Nogueira.

Apreensões: dois telefones celulares  e outros objetos.

Cumprimento de mandado/localização e apreensão de objetos

Boletim de Ocorrência: AQ6457-1/2021– DIG AMERICANA

Investigado: :* L. F., 70 anos, Agropecuarista, empresário e ex-prefeito de Artur Nogueira, morador na área rural de Artur Nogueira.

Apreensões: um telefone celular, uma agenda e 05 folhas de papel.

Local: Barreiro Farto, Coração Criança, Estrada Do Açougue E Vista Alegre – Artur Nogueira – SP

Fonte/Fotos cedidas: D.I.G. – Americana