Exemplos: conheça alguns dos pais mais idosos de Cosmópolis

FOTO: Gazeta

Ser pai é receber títulos. “Príncipe encantado” para as meninas, “Herói” para os meninos. Ser pai é ser aquela figura masculina que diverte, mas impõe regras. Quem nunca teve medo da voz grossa e autoritária? Quem nunca temeu as consequências de um erro que, dentre horas, seria comunicado ao pai? Eles punem, mas, sempre carregam consigo a imagem de protetor.
É assim que consideram Arfeo Tergulino, um dos pais mais idosos de Cosmópolis. Hoje, com 98 anos de idade, o ex-taxista e aposentado recebe de seus filhos todo o cuidado que um dia fora ele a dar.
“Tenho três filhos: duas mulheres e um homem. Eles são meu orgulho. Não tenho nada a reclamar”, afirma Arfeo.
A vida de Arfeo foi inteiramente dedicada aos filhos. “Fui motorista de táxi por muitos anos. Mas, antes disso, já fui tratorista, caminhoneiro e motorista da administração da Usina Ester”, conta Arfeo.
Na época, tudo foi complicado, afirma o senhor. “Sustentar os filhos naquele período era difícil. Tínhamos trabalho, porém, o ganho não era o suficiente”, comenta. “Mas, eles sempre significaram tudo para mim! São os melhores”, continua.
E a família pode se considerar unida, já que faz o possível para cuidar do pai. “Nós revezamos, fazemos de tudo por ele. O pai é o espelho da nossa casa, ele quem cuidou de nós e só retribuímos o que ele fez”, diz a filha Terezinha Tergulino Deon.

FOTO: Gazeta

Já para Emilio Hamman, de 87 anos, pai de quatro filhos – três mulheres e um homem -, a vida paternal não se mostrou fácil. “Pelo lado financeiro, sempre fiz o possível para dar a eles o melhor”, conta. Emilio sempre foi o porto seguro da família, sempre fez o que pode pelas crianças, que hoje já possuem suas próp rias famílias. “Incentivei a seguirem a igreja desde muito pequenos. Eles fizeram isso e, hoje, são o meu orgulho”, afirma.
Para o aposentado, o segredo de ser um bom pai é saber lidar com os ensinamentos recebidos, passando os mesmos para os filhos, e assim por diante. “Com isso, você cativa. Meu filho, por exemplo, mora no Rio de Janeiro, mas todos os dias ele me liga. Isso significa muito pra mim”, afirma.
A família é o bem mais precioso do ser humano e a figura paternal dentro dela faz toda a diferença. Infelizmente, o abandono dessa figura vem sendo comum nos últimos tempos, se fazendo importante comemorar a união de filhos que retribuem ao pai todo o cuidado que ele já teve para com eles. Abrace, diga que ama, cuide e, sobre todas as coisas, valorize o pai que você tem.