Exercícios aeróbicos e de força são importantes na terceira idade

É sabido que os exercícios básicos são de fundamental importância para a saúde de qualquer pessoa em qualquer idade, contudo, há certo receio de pessoas mais idosas em praticar outros exercícios que exijam mais força e resistência, por medo de que alguma lesão aconteça.
Contrariando esse mito, o médico ortopedista Leonardo Kowalesky diz que os idosos podem e devem praticar musculação, treinos aeróbicos e de equilíbrio para a prevenção de doenças cardiovasculares e dores articulares, além da melhora do humor e autoestima.
Com a idade, é normal que haja a perda da massa muscular, conhecida como sarcopenia, que é considerada um dos maiores problemas clínicos para idosos, pois, causa dificuldade na realização de tarefas cotidianas. Um estudo europeu mostra que, entre 40 e 80 anos, é estimada uma perda de massa muscular de 30% a 50%, com redução na capacidade funcional acima de 3% por ano após os 60 anos.
A musculação está sendo indicada para os idosos para prevenir ou atenuar o quadro da sarcopenia, pois, o treino resistido promove a manutenção da massa muscular após um tempo de prática. Entretanto, não só a musculação é indicada; vários tipos de exercícios são recomendados para que se tenha resultado na melhora desse quadro. Porém, o treinamento resistido não deve ser uma modalidade única, “caso a pessoa só faça musculação, um aumento da rigidez arterial pode ser provocado em pessoas com idades acima de 40 anos e, com isso, há um risco maior do desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, alerta o ortopedista.
Sendo assim, o treinamento conjunto de força, equilíbrio e aeróbico é ótimo para a prevenção de doenças e para a manutenção da saúde. “As atividades podem ser tanto na mesma sessão ou em sessões separadas”, acrescenta Leonardo.

Leonardo B. Kowalesky
Ortopedista e
Traumatologista
CRM 137295

Quando são prescritos exercícios para idosos, são percebidos os benefícios que eles trazem para suprir as necessidades do praticante e não a estética, já que a maioria procura a melhora na área da saúde.
Os exercícios devem ser prescritos ao idoso, sempre respeitando suas limitações e necessidades. É de extrema importância que todo o processo seja acompanhado de profissionais da área de saúde, como fisioterapeuta, nutricionista, entre outras especialidades que cada caso exige.
Além da ajuda relacionada à melhora da dor física, os exercícios também contribuem com o controle de diabetes, colesterol, hipertensão e doenças que a idade acaba trazendo. “É importante lembrar que, para melhores resultados, devemos sempre associar o exercício físico a uma alimentação saudável e que nos forneça os nutrientes necessários para o ganho ou manutenção da massa muscular”, ressalta.