Exercícios na gravidez trazem benefícios às mulheres

A gravidez é uma época que traz muitas dúvidas: o que faz bem, o que a mulher pode fazer, o que não pode, quais cuidados tomar com a saúde, além de toda a rotina médica essencial para que a gestação seja saudável. Especialistas alertam que a prática de exercícios pode trazer muitos benefícios, desde o alívio de desconfortos musculares e articulares até a diminuição das dores do parto. Engana-se quem pensa que só as futuras mamães saem ganhando com a prática moderada e bem orientada de exercícios; estudos recentes confirmam que, dentro do útero, os bebês já começam a colher os frutos da “malhação materna”.
A atividade física moderada faz muito bem, tanto à mãe, quanto ao bebê. No bebê, aumenta a circulação sanguínea, através do aumento da frequência cardíaca. Isso é benéfico por preparar melhor o sistema cardiovascular da criança para o parto e, com isso, melhorar sua adaptação ao ambiente externo, com menor desconforto respiratório, melhor condição cardíaca de adaptação, melhora o aporte de oxigênio por todo o corpo, incluindo o cérebro e a condição física também tende a aumentar o estímulo para o desenvolvimento neurológico.
Nem todas as atividades podem ser feitas durante a gestação. Quem já estiver acostumada com algum

Naara Ribeiro
Fisioterapeuta
Crefito – 147611 – F
Tel.: (19) 99699 5715
naararib_fisio@yahoo.com.br

a modalidade pode até continuar, mas só com a autorização do médico. A gestante tem que se adaptar ao ritmo de exercícios com a condição de estar grávida e quem nunca se exercitou pode começar, mas, de maneira bem lenta e com mais atenção no primeiro trimestre, em que a gravidez é mais frágil.
Praticamente, todas as grávidas experimentam algum desconforto ou dor durante a gravidez. Uma das queixas mais comuns é a famosa dor na região da coluna lombar; a mudança do centro de gravidade, alteração postural e o aumento da elasticidade ligamentar são os principais responsáveis pelos sintomas. Sabe-se que um programa de exercícios realizado durante a gravidez reduz as dores lombares, melhora a flexibilidade da coluna e traz diversos benefícios para as mães e bebês, entre eles estão: menor ganho de peso, controle da pressão arterial, diminuição do risco de diabetes, diminuição de complicações obstétricas, duração do parto e tipo de parto, menor risco de parto prematuro, melhora na capacidade física, ajuda a prevenir varizes, melhora da postura e força muscular, diminui a dor lombar, facilita a recuperação da mãe, entre outros…
Os exercícios contraindicados durante a gestação são os exercícios com impacto, abdominais, os saltos, os que necessitem de equilíbrio e que sejam feitos com a barriga para baixo.
Os exercícios recomendados para a gestante são: caminhada, yoga, hidroginástica, musculação (com algumas restrições) e o pilates. Um dos maiores benefícios do pilates é que ele trabalha o músculo do assoalho pélvico e a respiração, fatores essenciais para que o parto seja mais tranquilo, o exercício vai, inclusive, ajudar na redução da diástase abdominal, que acontece quando os músculos abdominais se separam por estarem sustentando muito peso ou por terem se esticado muito – uma complicação comum na gravidez e no pós parto -, além de melhorar o alongamento, alívio de dores lombares, fortalecimento de membros superiores, membros inferiores e proporcionando o bem-estar da mamãe.
As gestantes podem realizar exercícios até o final da gestação, lembrando que é muito importante respeitar o limite de cada pessoa e ter a autorização do médico para realizar as atividades físicas.