O Comando do Exército, por intermédio do Instituto Militar de Engenharia (IME), divulgou dois editais de concurso para um total de 98 vagas. São 70 vagas para Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares e 28 para Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares.
Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.
As inscrições estarão abertas entre os dias 13 de julho a 1º de setembro pelo site www.ime.eb.br. A taxa é de R$ 100.
Os concursos são facultados aos brasileiros natos, que satisfaçam a todos os requisitos para a inscrição e matrícula, preconizados na legislação relacionada nas IRCAM/IME e descritos no MIC.
O Instituto Militar de Engenharia localiza-se na cidade do Rio de Janeiro. É o estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia, responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de engenharia, voltado para o emprego militar, e pela pesquisa básica, tendo como finalidade formar recursos humanos para atender às necessidades do Exército. Ambos os cursos graduam engenheiros entre as especialidades oferecidas, definidas pelo Estado-Maior do Exército.
O processo seletivo será feito por meio de exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física.
O exame intelectual será realizado entre os dias 15 e 29 de outubro.
Os concursos têm validade para o ano a que se refere a inscrição.