Com apenas alguns metros quadrados, descobriram que precisam de muito pouco para serem verdadeiramente felizes
Em uma aventura movida por paixão e a busca por liberdade, Jose Ortiz e sua esposa Sandra decidiram transformar uma Kombi em seu lar sobre rodas. A história começou com o desejo de ter um motor home, mas o alto custo os levou a considerar uma alternativa mais acessível: a Kombi.
Para o casal, a Kombi não foi apenas um meio de transporte, mas sim, um projeto de vida. A mudança para a vida sobre rodas foi impulsionada pela vontade antiga do casal, que agora desfruta da liberdade proporcionada por sua “casa móvel”. Em menos de um ano, já percorreram diversas estradas, descobrindo inúmeros lugares ao redor do Brasil.
A aquisição da Kombi foi um capítulo à parte. Comprada em Araxá, Minas Gerais, ela já estava preparada para aventuras, com diversas modificações realizadas pelo proprietário anterior. José e sua esposa adicionaram toques pessoais, incluindo um chuveiro, fogão, aquecedor e até mesmo energia solar para tornar a experiência ainda mais completa e sustentável. “Fizemos algumas mudanças que deixaram a Kombi ainda mais nossa cara, conseguimos personalizá-la e trazer vida ao nosso motor home”, conta José.
Contudo, nem todas as viagens foram calmas, uma experiência marcante ocorreu em Ilhabela, quando uma aparentemente inofensiva visita à ilha resultou em uma multa inesperada de R$12.977. Uma situação que, apesar do susto inicial, não abalou a determinação do casal em continuar explorando novos destinos. “Quando recebemos a multa, ficamos pasmos. Até porque conseguimos falar com o pessoal da ilha em nossa passada por lá, mas acabei recorrendo à justiça e deu tudo certo, nunca mais chegou nada”, finaliza.
Para José, a grande vantagem de ter um lar sobre rodas é a flexibilidade. Sem itinerários fixos, eles podem mudar de direção a qualquer momento, adaptando-se ao clima e às circunstâncias. Para José, a jornada deles é uma prova de que a felicidade não requer muito espaço.
A vida na Kombi também ensinou ao casal a valorizar o simples. Com apenas alguns metros quadrados, descobriram que precisam de muito pouco para serem verdadeiramente felizes. A comunidade de viajantes de motor home também se revelou acolhedora e unida, independentemente de status financeiro. O casal não poderia estar mais animado para as próximas aventuras. Em seus próximos destinos, eles pretendem sair do país. A Argentina e o Chile estão nos planos, com a Terra do Fogo como uma meta distante. A jornada continua e José e sua esposa planejam explorar ainda mais a Serra dos Órgãos, em Teresópolis, Rio de Janeiro.