Exposição ao sol pode danificar a pintura do carro

O verão ainda nem chegou, mas já podemos sentir o forte calor do sol. Estamos entrando na primavera, e é justamente nessa época que ocorre a transição do inverno para o verão. Com as altas temperaturas, um problema comum se agrava todos os anos. Proprietários de automóveis devem tomar cuidado com a exposição exagerada do veículo ao sol.
A alta temperatura pode danificar a pintura e o calor pode prejudicar o interior do veículo. Veículos das cores preta, azul, verde e vermelha estão mais sujeitos ao superaquecimento interno; por serem cores mais fortes, absorvem mais os raios solares. Por esse motivo, eles queimam mais facilmente.

O proprietário da Jonil Funilaria, Marcelo Chiriato Moraes, comenta que o ideal é sempre estacionar em lugares fechados. Ao expor ao sol, colocar uma proteção de painel para amenizar os danos. “É bom lembrar também de não estacionar embaixo de árvores, pois, as fezes dos pássaros são ácidas, por conta da alimentação, e isso faz com que danifiquem a pintura do carro”, diz Marcelo.
O sol pode ressecar as borrachas das portas, dos vidros, os faróis e as lanternas. “Hoje, faróis e lanternas dos carros são feitos de acrílico; com a exposição ao sol, o material pode ressecar”, ressalta Marcelo.

Danos
Os raios solares podem danificar diversas áreas internas e externas dos veículo, como, por exemplo:
– a pintura;
– o painel;
– os bancos;
– os pneus;
– as lanternas e faróis;
– borracha das portas e dos vidros;
– os puxadores de plástico das portas.
“Na hora de lavar, o indicado é usar um pano limpo e sabão neutro, sem uso de muitos produtos químicos, pois, pode evitar um pouco mais os danos”, explica Marcelo.
Procure por lugares com sombra ou até mesmo um protetor de para-brisa. Além de prejudicar o carro, o aquecimento interno do veículo pode causar danos à saúde do motorista e dos passageiros, acarretando desidratação, hipertermia e choque térmico.