Fabiana Dester e Synara Lemos são as primeiras mulheres na linha de frente da ACICO

Associação tem grande potencial para fortalecimento do comércio

Fabiana Dester é a primeira presidente mulher da Associação Comercial e Industrial de Cosmópolis (ACICO) e sua vice-presidente é Synara Lemos. Pela primeira vez na história, duas mulheres à frente da instituição.
Acompanhe uma breve entrevista sobre a trajetória que percorreram até chegarem aos respectivos cargos e como será a gestão da associação a partir de agora.

 

Fabiana Dester
Presidente da Acico

Fabiana Dester
“Sou professora, pedagoga, psicopedagoga e empresária há 20 anos na área educacional. Meus pais sempre me incentivaram e me apoiaram muito em tudo que eu quis fazer. Minha mãe sempre com o discurso que eu tinha que estudar e trabalhar, pois só assim seria uma mulher independente e senhora do meu destino. Nunca permitia que eu faltasse às aulas e sempre me apoiou para chegar à faculdade. Meu pai era conhecido como “Toninho da Kibon”, ele trouxe a marca para a cidade, comerciante tradicional, esteve no comércio por mais de 50 anos. Isso fez toda a diferença em minha vida.
Comecei a trabalhar muito cedo com eles e, à noite, estudava fora. Nunca foi fácil, mas tive o apoio e a presença deles por todo o tempo em minha vida. Minha mãe sempre trabalhou, então, a mulher trabalhar sempre foi o meu modelo. As mulheres sempre trabalharam muito, mas ficavam escondidas dentro de suas casas sem o devido reconhecimento. O trabalho doméstico é pesado, e ainda hoje não é reconhecido. Hoje, as coisas mudaram, a mulher foi para o mercado e disputar vagas com os homens, até porque muitas são chefes de família.
Hoje estou à frente da ACICO, e sou a primeira mulher a ocupar esse posto. Espero estar abrindo a porta para que venham outras, que possam dar continuidade ao trabalho a ser feito. A nossa Diretoria é composta por mulheres que estão à frente de grandes empresas aqui em Cosmopolis. Pretendemos trazer e compartilhar nossas experiências, para que juntos possamos contribuir para o crescimento de nosso município. Temos o apoio de outros empresários, dos nossos familiares, amigos, das autoridades e da sociedade nesse projeto. Acredito que uma diretoria composta por homens e mulheres de negócios se completa.
Gostaria de deixar uma mensagem às mulheres que sonham em empreender. “NUNCA PERMITAM QUE ALGUÉM DIGA A VOCÊS QUE NÃO SÃO CAPAZES”. Estude e faça o que puder, com o que tem”.

Synara Lemoa
Vice-presidente da Acico

Synara Lemos
“Meu nome é Synara Lemos Tergulino. Sou casada, tenho dois filhos. Sou farmacêutica há 23 anos. Desde que me formei, atuo no ramo magistral (manipulação de fórmulas), sou sócia-proprietária da Farmave Farmácia de Manipulação.
Eu já participava da diretoria da ACICO, bem antes de assumir como vice-presidente. Com essa nova diretoria, vejo a ACICO com um grande potencial de fortalecimento para o nosso comércio, indústria e prestação de serviços; assim caminhamos juntos para o crescimento da nossa cidade.
As mulheres estão conquistando cada vez mais o seu espaço. Fico muito orgulhosa em saber que muitas mulheres fazem de tudo para administrarem da melhor maneira a sua vida pessoal e profissional. Ainda falta muito para as mulheres serem reconhecidas, enfim, acredito que as mulheres que lideram são ótimas administradoras, pois administrar sua vida pessoal e profissional e ter sucesso, não é para qualquer uma.
Liderar é desafiar-se todos os dias!
Nunca deixe de acreditar em você. Corra atrás dos seus sonhos, sejam eles pessoais, profissionais. Sei que, por ser mulher, você consegue administrar tudo e mais um pouco!”