Fabricado no Brasil, o Gurgel Carajas 1989 é o único em Cosmópolis

Vindo de Pedreira-SP em 2002, o Gurgel Carajas 1989, de Carlos Polachini, é o único em Cosmópolis, fazendo dele um carro raro na região.
Carlos lembra que, na época, foi buscar o carro em Pedreira, juntamente de Nito Nallin. Ele conta que a antiga proprietária também era apaixonada pela marca e só aceitava trocar por outro Gurgel. Mas, como Carlos já tinha um Gurgel X12, decidiu trocá-lo no jipe.
O proprietário conta que é apaixonado pela marca brasileira, mas, “infelizmente, ninguém deu valor a ela”. Ele recorda que os carros da fabricante sempre estiveram presentes na sua vida.
A primeira vez que viu um carro da marca foi em 1986, em São José do Rio Preto. Posteriormente, teve a oportunidade de dirigir um quando serviu o Exército.
Hoje, ele continua dirigindo um, porém, agora, o carro é usado para levar as ferramentas e peças para a instalação de toldos. “Uso o carro para trabalhar e ele aguenta muito bem”.
Recentemente, o Carajas 1989 passou por uma manutenção nas mãos do mecânico Ricardo “Scooby”. Carlos lembra que a mecânica é Volkswagen, então, não é algo específico ou adaptado.
O carro é original de fábrica, passando apenas por algumas otimizações feitas pelo próprio proprietário em sua oficina. Foram colocados equipamentos como uma grade na frente do motor, uma escada que leva ao teto, que também passou por um reforço em alumínio e, por fim, compartimentos no bagageiro. Entretanto, nenhuma dessas adaptações alteraram a estrutura do carro. Contudo, também foi confeccionada uma capa de pneu fabricada pelo ‘Du Tapeceiro’.
O jipe já participou de exposições, como o encontro de carros antigos, realizado na Praça do Rodrigo.
“Já tive muitas ofertas, mas, eu não vendo meu carro”, finaliza Carlos.
Além do Carajas 1989, Carlos tem também um Gurgel BR 800, que é 100% nacional, com o motor fabricado em Rio Claro.