Falta de água: Usina Ester socorre a Prefeitura e água volta às torneiras

Situação continua gravíssima e apelo para economia de água permanece contando com a consciência da população

O abastecimento de água em Cosmópolis foi interrompido no início de quarta-feira, 11, conforme previamente anunciado pela Prefeitura de Cosmópolis devido a uma manutenção na estação de tratamento.
De acordo com o comunicado emitido pelas redes sociais da Prefeitura, o serviço de abastecimento de água de Cosmópolis seria interrompido para a troca de um novo medidor no sistema de captação de água na Estação de Tratamento de Água da cidade (ETA Pirapitingui).
A Secretaria de Saneamento Básico (DAE) informou que todo o município seria afetado e que o trabalho da troca do medidor teria a previsão de duração de 5 horas. Porém, que a normalização do reabastecimento de água na cidade poderia levar até 72 horas.
Contudo, a normalização do abastecimento de água da cidade, pelo menos em alguns bairros, aconteceu em menos de oito horas.
A nota da Secretaria ainda assegurou que este novo medidor seria instalado para registro da vazão na captação da água bruta, o que significa que se trata da água que vem da represa do Rio Pirapitingui.
Ainda de acordo com as mesmas informações da nota, o procedimento é uma exigência do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo.
Por volta das 16 horas de quinta-feira, 15, a situação do abastecimento de água em Cosmópolis já tinha normalizado e as torneiras voltaram a ter água com o fim da manutenção.
Contudo, vale lembrar que a situação continua gravíssima e o apelo para economia de água permanece diante da intensa crise hídrica que o município enfrenta.

Usina Ester Agroidustrial teve papel fundamental no abastecimento em Cosmópolis
Entramos em contato com a Usina Ester Agroindustrial, proprietária do ‘Paredão’ que forma a represa Rio Pirapitingui e que abastece a cidade de Cosmópolis. A empresa sempre teve um papel fundamental e total comprometimento com o bem-estar da população, estando envolvida nos assuntos ambientais e disponibilizando mão de obra, maquinários, equipes e iniciativa privada para a resolução de problemas.
De acordo com a empresa, “a Usina entrou em uma parceria com a Prefeitura de Cosmópolis empregando mão de obra especializada e maquinário. A ideia é ajudar a Estação de Captação de água. O que acontece é que, diante do baixo nível, estamos chegando em um momento que não há mais sucção de água. A ideia é desassorear o fundo do Rio, fazendo, assim, uma prolongação da tubulação para que, mesmo quando o nível estiver baixo como nesta estiagem, seja possível fazer a captação de água”.

Obras não terminadas
“Vale lembrar que as obras ainda continuam, elas ainda não terminaram e estão em andamento. A ideia da empresa é sempre ajudar o departamento e a população”, finalizou a empresa, que garantiu os trabalhos da Ester AgroIndustrial na Estação de Tratamento de Água.