Falta de chuva faz vazão do Rio Jaguari ficar 77% abaixo da média

A falta de chuvas, que atinge todo o estado nos últimos dias, vem ocasionando a seca dos rios que cortam a região. O Rio Jaguari, que corta a cidade, está com a vazão média 77,23% abaixo da média histórica. Os números constam dos relatórios divulgados pela Sala de Situação do Consórcio PCJ, que cuida dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Em Cosmópolis, os dados são medidos em uma estação de telemetria, instalada na Usina Ester.
Na segunda-feira (25), a vazão registrada no rio era de 6,07 m3/s. Apesar de baixo, o volume registrado é maior que mínimo já registrado no Rio para o mês de junho. No mês de maio de 2015, a vazão registrada no rio foi de apenas 1,64m3/s.
Quando verificamos o nível do rio, os dados mostram que no Rio Jaguari, durante o mês de maio deste ano, ele foi de apenas 54 centímetros. A média histórica para esse período do ano é de 1,17 metro. O número está 54% abaixo.
O número também é maior que o mínimo já registrado. Também em Maio de 2015, o nível do rio Jaguari chegou a apenas 34 centímetros.
A série histórica registra dados do nível do rio nos últimos 34 anos. Os números do mês de Junho ainda não foram fechados e divulgados.

Chuva
Os relatórios também registram a chuva que caiu na região durante os últimos dias. Esses números também são preocupantes.
No mês de junho, a cidade recebeu apenas 3,7% de toda a chuva que costuma cair durante este mês.
A média mensal para esse período é de uma precipitação de 61,13 milímetros. Em junho, a cidade recebeu apenas 2,25 milímetros.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) não prevê chuva na cidade para os próximos dias.
Segundo Ana Ávila, pesquisadora do CEPAGRI (Centro de Pesquisas Meteorologicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura), o cenário não deve se alterar nos próximos dias.
“Estamos em um período do ano em que o volume de chuva já é menor. Neste ano, no entanto, a quantidade de chuva está ainda mais baixa”, completou.
A pesquisadora também explicou que as nuvens de chuva não estão conseguindo se formar. Com isso, o que acontece são apenas chuvas esparsas, em alguns locais.

Até a próxima semana, não há nenhuma previsão de ocorrência de chuva em nossa região.
A expectativa de um período maior de chuvas, com um volume suficiente para que os reservatórios de água sejam abastecidos, só deve ocorrer com a chegada da primavera.

Represa

Ana Ávila, Pesquisadora do Cepagri, da Unicamp

A Prefeitura de Cosmópolis foi contatada para falar sobre o volume de água na represa do Rio Pirapitingui, que abastece a cidade.
Em nota, a Prefeitura respondeu que:
“O Rio Pirapitingui tem nível normal e a captação de água da Prefeitura Municipal de Cosmópolis permanece em um nível satisfatório. Apesar disso, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) orienta a população a usar racionalmente a água.
Para isso, deve-se evitar lavar calçadas, carros e ruas com água corrente; evitar escovar os dentes com a torneira aberta, não deixar chuveiros e torneiras pingando; e realizar a manutenção periódica do sistema hidráulico dos imóveis.
Também é importante que a população entre em contato com o DAE ao avistar vazamentos na rede de água municipal. O telefone do DAE é o (19) 3812-8010.