Falta de concentração pode ser sintoma de Síndrome de Burnout ou TDAH

A falta de atenção e/ou concentração é um problema muito grave, compromete a qualidade de vida pessoal, profissional e acadêmica, afetando o desempenho em cada uma dessas áreas.
De acordo com a neuropsicopedagoga Andrea Valente Melanda, a dificuldade na concentração pode ser sintoma de Síndrome de Burnout, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou depressão.
“A síndrome de Burnout se caracteriza pelo estresse excessivo no ambiente de trabalho, causando desgaste emocional muito forte. O TDAH é um distúrbio neurobiológico que afeta crianças e adultos, caracteriza-se pela falta de atenção, agitação e impulsividade. A depressão é uma doença neurológica e se caracteriza por tristeza profunda e duradoura”, explica Andrea.
De acordo com a especialista, outros fatores que também interferem na concentração são a idade, visto que há um declínio de habilidades cognitivas a partir dos 30 anos, em decorrência do excesso de atividades e preocupações.

Andréa Valente Melanda
Neuropsicopedagoga
R. Expedicionários, 1275
Cosmópolis – SP
F.: 3812.3607

“Manter o cérebro saudável é o melhor caminho para evitar problemas de concentração e até aumentar a capacidade atencional. Pensamentos positivos, gratidão, atividades físicas, alimentação saudável e exercícios cognitivos são atividades ricas que contribuem para um cérebro saudável”, aconselha.
Na neuropsicopedagogia, utilizam-se ferramentas importantes para o fortalecimento e desenvolvimento cognitivo, como a Neurometria Funcional, o Biofeedback, Coach, além de atividades de treinamento cognitivo. O processo de desenvolvimento dura, em média, 18 meses, porém, é possível já observar melhoras logo nos primeiros meses de treinamento.
“Assim como o corpo e a saúde física, também o cérebro precisa de atenção especial desde cedo. Estimular a capacidade cognitiva desde a mais tenra idade trará uma vida mais feliz e plena”, conclui Andrea.