Falta de cuidados com as velas de ignição pode prejudicar outras peças do veículo

“Custo do jogo de velas é por volta de R$ 70, mas, quando não efetuada a troca, pode comprometer outras peças, como o catalisador, que tem valor mínimo de R$ 250”

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Valor de velas varia de acordo com o modelo (FOTO: Gazeta / TV Jaguari)

Com preços a partir de cerca de R$ 70 o jogo, as velas de ignição são responsáveis por gerar a faísca para queima do combustível no motor.
A peça tem seu desgaste natural e sua troca deve ser feita de acordo com a recomendação da montadora no manual do veículo. Porém, com o uso severo do veículo, a vida útil da peça diminui. O uso do carro predominantemente na cidade e, principalmente, em congestionamentos, é considerado severo. É no anda e para do trânsito que as velas sofrem maior desgaste. O mecânico Claudinei Santo explica que, normalmente, trocam-se as velas a cada 15.000 km.
Ele explica que a falta da troca desses componentes pode acarretar em um problema no motor. O veículo começa a andar em solavanco, ficando desconfortável a dirigibilidade; em alguns veículos, ocorre até a queima do módulo de direção. Esses prejuízos podem ser altos, chegando, ou até passando, do valor de R$ 1 mil.
A peça pode não dar indícios que irá começar a falhar, mas, quando começa, já é o momento de se considerar uma revisão e, possivelmente, a troca. Claudinei explica que “o veículo fica fraco para andar, falha quando queima a vela, fica ruim de trafegar e, às vezes, nem entra em funcionamento”. Se na ignição o veículo falhar, significa que a vela já em estado crítico.

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A peça tem seu desgaste natural e sua troca deve ser feita de acordo com a recomendação da montadora no manual do veículo (FOTO: Gazeta / TV Jaguari)

Para evitar que isso ocorra, Claudinei recomenda a verificação, a cada 15 mil km, em média. Se não tiver o histórico da última revisão do veículo, deverá ir até um centro automotivo e pedir para verificar a mesma. Além disso, a vela prejudicada pode aumentar o consumo de combustível quando há problemas.
Defeitos no sistema de ignição por causa de velas deterioradas levam à má queima do combustível. Ocorre que o excedente sai pelo escapamento e vai para o catalisador. Isso pode danificar o catalisador, onde pode ocorrer o derretimento da superfície e o catalisador pode degradar ou quebrar.
Como não há reparo possível, será necessário trocar o catalisador. Para carros 1.0, o preço é de cerca de R$ 250, mas, conforme o modelo, pode passar de R$ 1 mil. O catalisador é responsável por transformar os gases tóxicos gerados no motor, como o monóxido de carbono, por exemplo. O catalisador é um item obrigatório, sendo assim, rodar sem o dispositivo é considerado infração grave e sujeita o dono do carro a multa de R$ 127,69, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As velas de ignição são responsáveis por gerar a faísca que faz o combustível explodir e o motor do veículo girar. Esses componentes são relativamente baratos mas, se não estiverem funcionando perfeitamente, podem prejudicar o propulsor por causa do acúmulo de resíduos na câmara de combustão, por exemplo, além de aumento do consumo e dos níveis de emissões de poluentes.
Cabos de velas, bobinas e o catalisador também sofrerão maior desgaste se as velas não estiverem em dia. Com isso, terão a durabilidade abreviada.

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Cabos de vela também exigem atenção (Fotos: Gazeta / TV Jaguari)

Os cabos devem ser checados juntamente com as velas. Eles conduzem a alta tensão das bobinas para os componentes e, caso estejam desgastados, podem comprometer o funcionamento do sistema de ignição. São comuns os defeitos nos cabos serem confundidos com problemas nas velas.
A troca das peças é simples e feita rapidamente, mas, requer uma chave específica.
Outro cuidado importante é respeitar as especificações determinadas no manual do veículo. Peças diferentes das originais causarão falhas no funcionamento do motor.
As fabricantes do componente dispõem de tabelas de correspondência para todos os modelos e suas respectivas opções de motor. Os cabos de vela também têm especificações próprias, uma vez que variações na potência e condutividade da eletricidade podem afetar as respostas do propulsor.