Falta de higienização nas próteses dentárias pode desenvolver candidíase oral

Existem, basicamente, dois tipos de próteses, as removíveis e as fixas

Dra. Thaís Godoi Gomes
CRO- 132166
AF Odontologia Integrada – Cosmópolis
(19) 98162-3226
Clínica Preventive – Artur Nogueira

Próteses dentárias são aparelhos que visam reposição ou restauração de dentes por substitutos artificiais, podendo ser fixas ou removíveis.

Quais os benefícios que elas podem proporcionar?
Os benefícios estão relacionados à estética, fala, mastigação, além de proporcionar melhora na autoestima e qualidade de vida.

Quais os problemas que a prótese dentária pode causar?
Por ser um aparelho com o intuito de substituir elementos dentários, se fazem necessárias consultas de preservação após a instalação da prótese, cujo objetivo é auxiliar no processo de adaptação, já que, nos primeiros dias, a prótese (principalmente a removível) pode causar desconforto na fala, mucosa e mastigação.

Em quais casos ela é indicada?
Para cada tipo de prótese, existem indicações específicas. Dentre as próteses removíveis, temos as totais, indicadas quando não há nenhum elemento dentário e parcial, quando o paciente visa substituir alguns dentes. As reabilitações, quando feitas conjuntamente com implantes, são consideradas fixas, podendo repor um, vários ou todos os elementos dentários. São mais indicados quando há perda óssea considerável. Outro tipo de próteses fixas são as coroas, que estão relacionadas a restauração de dentes e necessitam de parte do elemento dentário.

Quais doenças podem ser desenvolvidas através do uso das próteses dentárias?
As doenças desenvolvidas pelo uso de próteses estão relacionadas à má adaptação, má higienização e ineficiência na orientação dos cuidados passados pelo profissional. Dentre as patologias associadas estão candidíase, evolução de doenças periodontais e lesões cariosas.
Vale ressaltar a necessidade de uma avaliação de um cirurgião dentista para planejar o tratamento reabilitador, levando em consideração a individualidade de cada caso.