Falta de manutenção periódica pode acarretar em danos ao câmbio automático

Muito comum nos automóveis mais novos, o câmbio automático é um item que vem conquistando os brasileiros pelo conforto e comodidade que o sistema oferece. Além de diminuir o desgaste físico, o câmbio automático apresenta menos problemas e chega a ter o consumo de combustível bem próximo ao dos veículos com sistema mecânico.

Porém, para garantir o bom funcionamento da tecnologia, é imprescindível que os proprietários se atentem a periodicidade da manutenção. “O sistema do câmbio automático, assim como o mecânico, requer alguns cuidados para evitar gastos desnecessários. Sendo assim, todo proprietário de veículos equipados com câmbio automático deve encaminhar o automóvel a um centro automotivo de confiança, para que seja feita a manutenção periódica, a cada 30 mil quilômetros rodados”, orienta o mecânico especialista em manutenção e reparos de câmbios automáticos, Marcelo Aparecido Barbosa.

IMG_2058

Marcelo Aparecido Barbosa é mecânico especializado em câmbios automáticos

Nesta manutenção é feita a avaliação completa do estado de conservação da caixa de câmbio e a troca do óleo, que é específico para o sistema automático e é feita de acordo com a indicação expressa no manual do proprietário do veículo.

Outro detalhe importante para prevenir o desgaste prematuro do sistema automático é o uso correto do câmbio. “Muitos automóveis equipados com o câmbio automático apresentam falhas devido ao modo de condução do motorista. Desta forma, é aconselhável que o condutor utilize o câmbio automático de forma correta – como sugere o fabricante – para evitar gastos desnecessários”, recomenda o mecânico.

Vale ressaltar que o serviço de manutenção preventiva é mais rápido e mais em conta do que o custo com o reparo da caixa de câmbio automático.

Auto Center CDM
Rua Dr. Moacir do Amaral, 860 – Vila José Kalil Aun
F. (19) 3872-6439