Em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gênesis 12:3).
O texto de hoje nos lembra, em alguns aspectos, de um “outro” James Bond. Seu irmão, Seth, foi um dos primeiros adventistas da Califórnia, em 1872, fruto do ministério de John Loughborough. Com os bolsos cheios de folhetos, seu primeiro alvo missionário foi James, fazendeiro no vale central da Califórnia.
Encontrou o irmão arando o campo com um carro puxado por dez mulas, mas não perdeu tempo. Falou sobre sua nova fé ali mesmo, prosseguiu no celeiro e continuou dentro de casa. A esposa de James, Sarah, era batista devota e suportou aquilo por alguns dias, até perder a paciência. Finalmente, depois de dizer a Seth que ela e o esposo gostavam de sua visita, deixou claro que se não parasse de falar sobre o tal do sábado, era melhor procurar outro rumo.
Seth respondeu:
– Sarah, se você conseguir me mostrar um só texto no Novo Testamento que sugira que devemos guardar o primeiro dia da semana, não falarei mais nada.
– Isso é fácil – foi a resposta dela.
Fazendo James interromper o trabalho de aragem até encontrarem uma passagem, Sarah e seu esposo leram o Novo Testamento juntos. Quatro dias depois, chegaram ao último versículo de Apocalipse, mas sem um texto em mãos.
No sábado pela manhã, James Bond saiu de casa, alimentou e amordaçou as mulas, preparando-se para arar a terra. Voltou, tomou o café da manhã, fez o culto familiar e retornou para o celeiro. Por volta das nove horas, sua esposa viu o arado desocupado no campo.
Com medo de que ele houvesse se machucado, correu apenas para descobrir que o marido estava sentado em uma caixa, lendo folhetos sobre o sétimo dia. Naquele momento, eles se tornaram guardadores do sábado.
Posteriormente, após um apelo de Ellen White, esse pai de onze filhos se tornou médico. Cinco de seus filhos se tornaram pastores e sete deles serviram como missionários em terras estrangeiras.
Dois, Frank Starr Bond e Walter Guy Bond, foram pioneiros das missões adventistas na Espanha em 1903. Walter perderia a vida ali 11 anos depois, aos 35 anos de idade. Ao que tudo indica, foi vítima de envenenamento. Ambos passaram pelas provações de Paulo, ao serem apedrejados e expulsos de vilas. Tenho interesse pessoal por esta história porque minha esposa (Elizabeth Bond) é neta de Frank e bisneta de James.
As famílias fazem a diferença! O modo como os filhos se relacionam com Deus, com a igreja e com o serviço é influenciado, em grande medida, pelos pais.