Família faz decoração Natalina que encanta a todos há vários anos

São 184 bonecos de neve de várias partes do mundo num cenário que transmite paz aos corações

Nereida Bongiorno Proprietária da Casa Natalina

A família de Nereida Bongiorno sempre foi apaixonada pelo Natal e, há alguns anos, segue uma tradição de fazer uma decoração espetacular em sua casa. Além de muita decoração, presépio, luzes, Nereida possui uma coleção com mais de 180 bonecos de neve que encanta a todos, transmitindo o espírito natalino. Há vários anos, sua família abria a casa para visitação e já contou com diversos eventos natalinos. Confira de onde surgiu toda essa paixão pelo Natal com o depoimento de Nereida.
“Eu e minha família sempre gostamos muito de Natal, sempre amamos árvore e presépio desde a época dos meus avós e bisavós. Sempre fizemos questão de manter a tradição do Natal em casa; costumávamos ter uma árvore pequena e um presépio. No ano de 1998, eu fui para Europa e visitei uma cidadezinha no interior da Alemanha, e essa cidade parecia a personificação de um sonho de criança de Natal, nevava muito. Uma curiosidade sobre essa cidade, chamada Rothenburg, é que, durante a Segunda Guerra, ela não foi atingida por nenhuma bomba e, hoje em dia, o povo de lá sobrevive basicamente de artesanato e coisas de Natal. Eu fiquei encantada e, nesse dia, comprei  um bonequinho de neve; foi aí o início da minha coleção de bonecos. Hoje, eu tenho 184 bonecos de neve e eles vieram de várias partes do mundo, pois, várias pessoas já me trouxeram de presente”.

A ideia
“Isso aliado ao fato de eu sempre ter gostado muito do Natal e a minha família também, começamos a expor esses bonecos e essa coleção foi crescendo. A princípio, foram 20, depois, 30… Hoje, eles somam uma média de 180 ao todo. Então, decidimos abrir nossa casa ao público para compartilhar com as pessoas a nossa paixão. A ideia foi a seguinte: primeiro que a gente faz as coisas para o aniversariante, que é Jesus, afinal de contas, o Natal se trata do nascimento de Jesus, uma data muito bonita a ser comemorada, que traz muita paz aos corações. A iniciativa também teve como objetivo mostrar para todos que o verdadeiro sentido do Natal é a caridade, o carinho, o ato de distribuir e dividir. Partindo desse princípio, começamos enfeitar e abrir a casa para visitação, normalmente aos fins de semana. Cobrávamos R$ 2 pela entrada, pegávamos esse dinheiro e convertíamos em presentes para as crianças pobres, ou em cestas básicas para as famílias. Às vezes, também fazíamos doações para o Lar dos Idosos. Sempre tentamos ajudar da melhor maneira possível. Acontecia também de as pessoas fazerem doações, e isso tudo virou uma bola de neve do bem. Isso já faz uns oito ou nove anos que eu faço aqui em Cosmópolis em escala grande”.

Os eventos
“Durante alguns anos seguidos, também foi feita a cantada de Natal com o coral Madrigal Vivace, aqui no quintal da minha casa (pois, ele é grande). A média de pessoas que vinha nesse dia para ver o coral era de aproximadamente 60 a 70 pessoas. Então, foram grandes eventos que fizemos no Natal. Inclusive, gostaria de agradecer bastante o coral Madrigal Vivace, pois eles sempre tiveram uma grande disposição para vir cantar aqui para a gente. Sempre foi um evento muito bonito de se ver. “.

A situação atual
“Infelizmente, há dois anos, paramos de abrir ao público por conta da pandemia e também por questões de segurança. Mas, eu continuo com a tradição. Minha casa já está pronta e enfeitada, porém, abrimos mais para pessoas conhecidas, que entram em contato comigo e ficamos aqui para receber. Há dois anos e alguns meses, minha mãe, que era minha grande ajudante, faleceu, mas, lá de cima, tenho certeza que ela está ajudando e nos olhando aqui embaixo”.