Cosmópolis tem se mostrado berço de grandes talentos culturais. Dentre músicos, poetas, atores, um grande exemplo de organização e empenho é a Fanfarra Força da Águia, diretamente ligada à Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério Madureira.
A fanfarra já tem se tornado tradição na cidade de Cosmópolis. Fundada em 17 de julho de 2010, anualmente, a equipe tem se apresentado em desfiles cívicos e participado de cantatas especiais em Cosmópolis, principalmente, no mês de dezembro, dentre as festividades natalinas.
A equipe
A Fanfarra possui, hoje, aproximadamente, 73 alunos. De acordo com o Presidente José Antonio Ferreira, de 56 anos de idade, e que desde o início está à frente da Força da Águia, apesar de não haver instrumentos suficientes, todos participam. “É uma fanfarra grande. Todos atuam diretamente, e também de forma revezada em apresentações. Para viagens e apresentações vão todos, sempre, para acompanhar”.
A organização
“Temos dez pessoas que fazem parte da diretoria. A fanfarra, hoje, é bem estruturada, é bem documentada. Possui também um estatuto próprio e tem uma diretoria que a lei exige, com presidente, vice, tesoureiros e secretários”, confirmou o presidente, que ainda complementou: “Fazemos parte da Igreja Assembléia de Deus. A fanfarra é uma ONG, mas, está sediada nas dependências da igreja, é ela quem nos dá um grande suporte”.
Instrumentos
A percussão da equipe conta com 20 tabacas, cinco caixinhas e quatro bumbos, o restante são instrumentos de sopro. Na comissão de sopro, há os trompetes, trombones, sax tenor e sax alto, clarinete e as tubas, que são chamadas de baixos.
Reconhecimento
Intermunicipal
“Onde somos convidados, realizamos as apresentações. Iracemápolis é uma cidade que todos os anos faz questão da fanfarra, e não abre mão. Já recebemos muitos troféus em homenagem para a equipe do município. Em Cosmópolis, ultimamente, a parte cultural está mais limitada, não temos uma comemoração especial em relação ao dia sete de setembro, aniversário da cidade… Mas, nós já fizemos belas apresentações na cidade em desfiles representativos. Também realizamos muitos trabalhos no sul de Minas Gerais e outras igrejas que nos convidam.
A cidade de Paulínia é uma das cidades que sempre nos convida para desfiles cívicos. Limeira e Americana também são presentes em nossa agenda”.
A cantata de natal
A cantata será no dia 17 de dezembro deste mês e é um movimento voluntário da Fanfarra Força da Águia na cidade de Cosmópolis. Contudo, há apoiadores nesta ocasião. “Nós temos três apoiadores. A Loja Marson Materiais de Construção é uma delas, por isso, vamos até o endereço da loja, que fica localizada na Rua José Kalil Aun, e cantamos dentro ou fora da loja. Depois, seguimos para o Terminal Rodoviário de Cosmópolis, e por lá fazemos a cantata dentro do recinto, próximo a pastelaria ‘Jajá tá Pronto’, que é mais uma apoiadora.
Dali, nós saímos pelo 19º Batalhão da Polícia Militar da cidade pela Rua Campinas, subimos a Avenida Ester com a percussão e paramos em frente a Loja Montreal Magazine. Costumamos encerrar a cantata por lá, porém, quando nos é feito o convite, finalizamos na Praça do Rodrigo”, explicou o presidente José.
Apoios indiretos
A Guarda Municipal e a Polícia Militar da cidade, de acordo com o presidente da Fanfarra, apoiam em todos os eventos. “São parceiros nossos, prezam pela segurança do município, dos músicos e também do trânsito nas ocasiões”.
Trabalho Social
O intuito da fanfarra é de trabalhar com crianças carentes também. “Outro objetivo é o trabalho social que alcançamos. Temos visto resultados, nós temos contato com alguns professores e eles relataram que alguns alunos que tinham alguns problemas de comportamento, depois que ingressaram na fanfarra, mudaram completamente. Professores relatam que eles melhoraram bastante e isso é muito gratificante, pois, além de fazermos um trabalho cultural, a parte social também tem sido muito eficaz na cidade de Cosmópolis”.
Com as próprias pernas
“Ainda tentamos ajuda governamental. Não temos apoio de subvenções, nem do estado e nem do município. Há anos, levamos a documentação, está aprovada, mas ainda não há liberação desta subvenção. Alguns amigos ajudam com custos de viagem e colaboradores voluntários também nos dão suporte. Ainda somos muito carentes de patrocínio”.
O repertório
O repertório é bem diversificado. “Sempre tentamos ser sensíveis com a ocasião e o repertório deve combinar com inauguração de praças, desfiles cívicos, asilo para tocar aos idosos, é bem seleto…”, confirmou o presidente.
Os ensaios
“Ensaiamos todos os primeiros e segundos sábados do mês. Até mesmo no quarto sábado nós ensaiamos, dependendo do número de convites e apresentações que nós temos agendadas”.
Agradecimento
“O pastor Alcides Balarin é nosso principal apoiador, desde que fundamos a fanfarra. Ele, sendo nosso pastor, nos abraçou e o primeiro patrocínio é dele, pastor presidente da Igreja Assembléia de Deus – Madureira, que nos ajuda muito e nós somos muito gratos a ele”.