Farmacêutico fala sobre o Novo Coronavírus e dá dicas de prevenção

Entre as dicas do farmacêutico estão cuidados de higiene, como lavar muito bem as mãos e usar álcool em gel tratamento e alertas para que a população se prepare

“…é possível que uma pessoa adquira o vírus e não apresente sinais…”

O Novo Coronavírus já é considerado uma pandemia e o assunto, apesar de muito discutido nas últimas semanas, ainda gera muitas dúvidas e consequente temor em toda a população. Como uma forma de esclarecer mais sobre o assunto, José Carlos Passos Neto, Zezinho da Farmácia, conversou com a equipe do Jornal Gazeta de Cosmópolis e pontuou alguns tópicos importantes sobre a doença que já vitimou milhares em todo o mundo. Acompanhe na íntegra:
Gazeta: O que é o Novo Coronavírus?
Zezinho: “A doença consiste em um vírus que é semelhante a uma coroa, ou seja, todas as classes que têm a mesma aparência e a mesma estrutura, por isso, são denominadas Coronavírus.”

Precauções
“Vale lembrar que esse vírus pode não causar sintomas: nem febre, nem tosse, nem dificuldades respiratórias. Então, é possível que uma pessoa adquira o vírus e não apresente sinais; essas pessoas são chamadas de assintomáticas. Pacientes que possuem problemas respiratórios como DPOC, que é a dificuldade de respirar crônica, pessoas com mais de 60 anos e com problemas cardíacos, que passam por tratamentos com medicamentos para imunidade, tratamento de câncer, ficam mais suscetíveis a adquirir a infecção. Em alguns casos, pode ser bem grave e, em outros, pode levar a óbito, principalmente, para quem tem problemas cardíacos, visto que o Coronavírus tem uma predileção pelos músculos cárdicos”, afirmou o farmacêutico.

Prevenção
“O melhor tipo de prevenção é a que está sendo adotada na Europa. Por lá, estão esvaziando escolas, aglomerações públicas, shows, jogos de futebol e outros. Para a nossa realidade, o que podemos adaptar, de forma mais eficaz para prevenir, não só do Coronavírus, mas de outros vírus comuns, é a higienização das mãos, lavá-las antes de fazer as refeições. Ainda se tratando da Europa, no referido continente, não estão se cumprimentando mais, dando-se as mãos, eles dão um toquinho com os pés. Isso acaba sendo divertido e, ao mesmo tempo, evita-se a transmissão do vírus.
Outra indicação, que está sendo feita na Itália, é ficar a um metro de distância das pessoas. Se for possível, fazer o uso de máscaras”, aconselhou Zezinho.

Comércios de Cosmópolis
“É bem importante que os estabelecimentos se sensibilizem com a situação. Na próxima sessão ordinária do Poder Legislativo em Cosmópolis, eu e meus amigos vereadores vamos sugerir que nos estabelecimentos tenham uma plaquinha orientando as pessoas a lavarem as mãos. Caso o estabelecimento não tenha alguma pia, que se prepare um local onde essas pessoas possam fazer a higienização com o uso do álcool em gel”.

Tratamento
“O tratamento contra o Coronavírus ainda não existe. Nós não temos nenhum medicamento para combater a doença. O que vão ser tratados serão os sintomas. Se a pessoa estiver com a doença e passar a ter febre, ela tomará medicamentos para cortar a febre.
Se ela tiver problemas respiratórios, ela será tratada com antibióticos apropriados. Isso é muito importante, pois, muitas pessoas não estão morrendo por conta do Coronavírus, mas sim, por doenças que são adquiridas durante o contágio da doença, como pneumonias, entre outras”, relembrou ele.

Impacto Mundial
“Muitas pessoas estão deixando de viajar para fora, porque estão com medo de chegar ao destino e serem infectadas pelo vírus ou acabarem ficando de quarentena. Tudo isso é muito impressionante, já que essa doença viral está causando grandes impactos na saúde e, principalmente, na área de lazer. As agências estão cancelando os voos e, por consequência, diminui o uso de combustível, e isso vai se tornando uma bola de neve, um caos. É perceptível que a população realmente está com medo, porque muitas farmácias da cidade e da região estão com falta de álcool em gel e máscaras, ou seja, as pessoas estão procurando métodos para se prevenir”, finalizou.