Geralmente, os faróis dos veículos, principalmente de carros, são de luz amarela. Com menos frequência, motoristas e pedestres veem uma luz branca azulada vinda dos faróis, conhecida como lâmpada de xenon.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Departamento de Trânsito (Detran), “não é permitido instalar farol com fonte luminosa de descarga de gás (xenônio). O farol de xenon só é permitido se vier instalado de fábrica”, afirma.
Inclusive, o órgão afirma que também não pode ser instalada, por exemplo, luz estroboscópica (piscante) na lanterna ou luz neon no assoalho.
Muitos motoristas gostam do farol de xenon pela estética e ‘estilo’ que ele, muitas vezes, atribui ao carro. Porém, se o motorista fizer alterações no sistema original indevidamente, o Detran afirma que poderá ser “autuado de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois é considerada infração grave, receber multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na habilitação e ter o veículo retido para regularização”.
Essa regra é válida porque a instalação irregular do farol de xenon pode ofuscar a visão dos demais motoristas e causar acidentes.
O especialista Ramon de Queiroz, da empresa Subway Sons e Acessórios, explica que a lâmpada de xenon tem muitas vantagens em relação à lâmpada convencional amarela, quando, é claro, já vem de fábrica. “A lâmpada halógena (ou amarela) consome de 50 a 55 watts de energia, diferente da lâmpada de xenônio (gás), que consome 35 watts”, informa.
Além disso, a lâmpada de xenônio oferece mais qualidade na questão de durabilidade, além de mais visibilidade ao motorista. “Como ela utiliza um reator, ela eleva a tensão para movimentar mais rapidamente o gás de xenônio. Isso, unido ao fato de ela ser fluorescente, proporciona maior alcance luminoso, além de maior visibilidade lateral e a longa distância para o motorista”, esclarece o profissional.
Outra informação relevante é que a luz de xenon tem luminosidade 10x maior que uma lâmpada halógena (amarela).
Para ressaltar, é importante lembrar que todas essas vantagens são apenas quando o farol de xenon já vem instalado de fábrica no veícuo. “Quando não vem instalado e o motorista resolve colocar esse farol, o foco de seu original não é projetado para o foco de lâmpada de xenônio, trazendo, dessa forma, vários prejuízos”, finaliza o especialista.