Na tarde de domingo, 28, uma visita inesperada surpreendeu os fãs mirins da Polícia Municipal de Cosmópolis. Integrantes da Ronda Ostensiva Municipal – ROMU – deslocaram as duas viaturas das equipes para atender esse ‘chamado especial’ e presentear os dois garotos com a réplica dos uniformes da ROMU e propor interação com eles. Na parte dos chamados uniformes, os nomes do Gabriel e do Miguel foram bordados, e, no verso, a insígnia da Polícia de Cosmópolis.
Na ocasião, as crianças já uniformizadas puderam interagir com os policiais que as fizeram se sentir integrantes da equipe, tiveram acesso à viatura, ao rádio comunicador e ainda realizaram uma abordagem fictícia. Para integrantes da ROMU, a ação foi gratificante. “É muito bom ter o carinho deles. Promovemos essa interação porque concordamos que, acima de tudo, somos ‘Amigos, Protetores e Patrulheiros’, não queremos as nossas crianças com medo de nós, mas, que sejam nossas amigas, somos todos uma sociedade. É gratificante ter nossos admiradores mirins e queremos valorizá-los”.
Família do Miguel
Miguel Aparecido Mateus Pinheiro tem 11 anos de idade e, desde bebê, tem admiração pelos policiais. De acordo com a Mãe, o menino sempre os chama de amigos. “Desde pequeno, ele é apaixonado pela polícia. Sempre que via uma viatura, batia palminhas e queria chegar perto. Quando o Miguel foi para a creche, a GM de Cosmópolis fez uma visita com os cachorros farejadores do canil e ele ficou fascinado. Desta forma, sempre que vai para a escola, atualmente, no Cecília Meireles, ele tem contato com a Ronda e o amor pelos amigos de farda só aumenta”.
A mãe de Miguel, Cleusa, ainda comenta que a visita de domingo rendeu muita alegria para o garoto. “O Miguel mostrou a sua camiseta da ROMU para todos que via e queria avisar todos que pudesse que ganhou uma farda dos amigos da Polícia. Na hora de tomar banho, foi um desafio, pois, ele não queria nem tirar do corpo a roupa que ganhou! Só tenho a agradecer o carinho dos integrantes da ROMU com meu filho. Ele está radiante desde a visita deles”.
Família do Gabriel
Gabriel Henrique Gallhard, aos 17 anos de idade, também é fã da Polícia desde pequeno. A avó, Eurides, conta que a emoção do menino foi grande no domingo. “Ele é um menino tímido, mas, ficou super feliz com a visita. Hoje mesmo, enquanto esperava o transporte que o leva para a APAE, viu uma viatura e quis sair correndo, tive que buscá-lo. Além disso, levou a camiseta da ROMU na mochila porque quer mostrar para todos. Quando as pessoas se aproximam, ele fica até de costas para que vejam o símbolo da Polícia na roupa nova. No seu último aniversário, o Gabriel nos disse que não queria nenhum presente, apenas queria a frente da nossa casa cheia de polícia. A PM também nos deu a honra, no dia 15 de outubro, de cantar parabéns para ele no 19º Batalhão”, finaliza ela, emocionada.
E ela conclui: “Somos gratos por terem feito essa visita ao nosso Gabriel, que tem tanto anseio em ser amigo dos policiais e tem tanto fascínio por essa profissão. Agradecemos todo o carinho. Que Deus abençoe todos”.