Fatores genéticos contribuem para o surgimento da carne esponjosa

A carne esponjosa é uma glândula que cresce na região do rinofaringe, durante a infância até a adolescência, na fase adulta ocorre regressão dessa glândula.
Também conhecidas como adenóides, a (carne esponjosa), em casos obstrutivos, podem dificultar a passagem de ar pela rinofaringe, ocasionando o estreitamento do canal respiratório, o que resulta em roncos ou até apneias noturnas. “Em casos de rinite alérgica, essas glândulas podem também se hipertrofiar, causando obstruções respiratórias.
Além disso, em casos de crescimento exagerado, é indicada a remoção cirúrgica das mesmas”, afirma o otorrinolaringologista Dr° Carlos Guidi.
Uma das causas do problema é o fator genético. Segundo Dr° Carlos Guidi, pais portadores de rinite alérgica ou que tiveram hipertrofia
adenoidiana podem ter filhos com o mesmo problema.

Complicações
“Os problemas mais comuns são os roncos noturnos e a respiração bucal, que podem causar alterações na formação da arcada dentária, na mordida e na mastigação. Nos casos mais graves, podem ocorrer apneias noturnas”, alerta Dr° Carlos Guidi.

Processo cirúrgico
De acordo com o especialista, a cirurgia da remoção das adenóides, que ocorre na maioria dos casos nas crianças, é a adenoidéctomia. “Trata-se de uma cirurgia relativamente simples e de rápida recuperação. No caso
dos indivíduos adultos, a cirurgia de septoplastia e turbinoplastia para a correção de obstruções nasais é um pouco mais complexa, com recuperação de pelo menos uma semana após o ato cirúrgico. Todas essas cirurgias são realizadas sob o efeito de anestesia geral”, explica.
No indivíduo adulto, esta glândula adenóide se encontra atrofiada, em raros casos podem-se encontrar vestígios dela. É mais comum as obstruções nasais serem causadas por um desvio do septo ou por hipertrofia das conchas nasais (espessamento da mucosa nasal) cuja maioria dos casos é causada por rinite alérgica. “Nos casos cirúrgicos do adulto, a cirurgia corrige o desvio de septo (septoplastia) e remove parte da mucosa hipertrofiada do nariz (turbinoplastia)”, conclui.

 

Dr. Carlos Alberto Ferreira Guidi
Otorrinolaringologista
Atende na Medclin Clínica de Medicina Integrada
CRM 58240