Fazer intercâmbio entre a escola e a faculdade traz vantagens

Para muitos jovens, ingressar em uma faculdade é um dos principais objetivos ao terminar o ensino médio, mas muitos, antes de começar uma graduação, fazem uma “pausa” para realizar um intercâmbio. Essa prática não é somente para um público específico. Existem outras formas de dar uma “pausa” na vida cotidiana e vivenciar essa nova experiência . A pessoa pode fazer uma viagem de turismo, um intercâmbio de idiomas ou um trabalho, seja ele remunerado ou voluntário, por exemplo.
Os benefícios que esse tempo traz para os estudantes são muitos, como explica a proprietária da escola de línguas Stand Up Language, Heloísa de Queiroz. “Essa imersão em outros países pode acelerar o processo de aprendizagem, além de aprimorar o idioma e aprender novas culturas. Mas, é claro que o nível de comprometimento conta muito, quanto maior a dedicação, melhores serão os resultados”.
De acordo com Heloísa, o tempo mínimo recomendado de permanência no novo país é de seis meses. “O primeiro

Heloísa de Queiroz
Proprietária da escola de línguas Stand Up Language

mês no exterior é sempre de adaptação, por isso, o ideal para aqueles que têm apenas o nível básico do idioma é de, no mínimo, 6 meses a um ano; já para quem tem o nível intermediário ou avançado, são recomendados, no mínimo, três meses”.
Os cursos que podem ser realizados no exterior variam conforme o perfil e idade da pessoa. “Além dos cursos para aprender ou aperfeiçoar um novo idioma, as escolas e instituições no exterior também oferecem cursos técnicos e profissionalizantes, graduação, pós-graduação, Junior High para crianças e High School para estudantes que estão no ensino médio”, explica.

Crescimento pessoal
Um dos pontos principais de “tirar” esse tempo antes de ingressar na universidade é fazer com que o estudante tenha um crescimento pessoal.
“Aqueles que fazem um intercâmbio têm muito mais probabilidade de se tornarem pessoas mais autoconfiantes, responsáveis e independentes, além enriquecerem as experiências culturais e também as chances no mercado de trabalho”.

Novo idioma
A professora de inglês explica que o intercâmbio é a oportunidade para aprender e desenvolver a fluência. “É importante que as pessoas aprendam outras línguas, pois, é uma das principais qualificações do currículo”.
Uma dica que Heloísa deixa é: “As pessoas que fazem uma imersão cultural não podem deixar de falar, mesmo que estejam falando errado, não devem se sentir de forma alguma inibidas, pois é com a prática e o tempo de estudos que elas irão se habituar e aprender a falar corretamente”.

Amadurecimento
Aqueles que fazem um intercâmbio têm chances de obter um amadurecimento muito mais rápido, por conta de tomada de decisões que naturalmente terão que realizar sozinhos e na maior parte do tempo. “É necessário ter comprometimento e dedicação para que, na volta ao Brasil, estejam mais preparados para os desafios e exigências, principalmente, do mercado de trabalho”.