Fé para viver o impossível

“Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abraão em visão, dizendo: Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão…” Gênesis 15:1-6

Abraão foi considerado o amigo de Deus. O Senhor pediu para sair da sua casa e ir para uma terra que ele nem sabia onde era. Ele foi submisso a vontade do Senhor. Mas, Abraão também passou momentos difíceis, e Deus prova a sua fé neste texto chamando-o para fora. Deus prova a nossa fé e isso para que possamos crescer cada vez mais. Quantas vezes você é testado na sua fé e descobre que está incrédulo naquilo que Deus pode fazer.
Muitas vezes, somos roubados da nossa fé pelo tempo ou por palavras e preferimos nos esconder e reclamar como Abraão fez, entrando na sua tenda e dando justificativas para Deus, assim como Elias quando foi para a caverna. Nós também recebemos um chamado de Deus para viver pela fé. “Mas, o Meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não Me agradarei dele” Hebreus 10:38.
Introdução – Sem fé:
* É impossível agradar a Deus – hb 11.6 “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam”.
* É impossível manter-se animado devido à espera – Js 14:10 “Pois bem, o Senhor manteve-Se vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que Ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso, estou aqui hoje, como oitenta e cinco anos de idade”.
Para vivermos o impossível, é necessário:
•Sair da sua tenda, do lugar do conforto
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2
•Enxergar pela fé o seu milagre
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não veem.” Hb 11.1
•Vencer o tempo da espera, sabendo que quem prometeu é fiel para cumprir
“Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele Se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” Sl 40.1
•Se esvaziando das razões humanas para encher-se de fé
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do espírito.” Ef 5:18
Abraão agora estava cheio de fé novamente, estava pronto para viver o seu milagre e Deus pode realizar o impossível na sua vida que era dar-lhe um filho, o seu Isaque.
Bênçãos:
• Deus traz à existência as coisas que não existem– Rm 4.17
•Você vive a ressurreição de tudo que está morto – Jo 11.25
•Você crê contra a esperança (batismo de fé) – Rm 4.18
Conclusão:
Romanos 4:16-21 “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós”.
Como está escrito: por pai de muitas nações te constituí perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que Ele tornou-Se Pai de muitas nações, conforme o que Lhe fora dito: assim será a Tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o Seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.”

Pastor Rafael Pinheiro
Igreja AD Portas Abertas
Avenida da Saudade