Feira do Produtor deverá acontecer todas as sextas-feiras na Praça da Bíblia

Primeira edição será na primeira semana de outubro deste ano, com doze produtores de Cosmópolis e seus ‘stands’ com produtos produzidos artesanalmente por eles

Dentro de poucas semanas, a cidade de Cosmópolis contará com uma novidade: a Feira do Produtor. O objetivo é reunir apenas trabalhadores do campo e que irão levar os alimentos diretamente da horta para a mesa do consumidor. Andreia Galinari Baloni e Evandro Luis Baloni são os proprietários do sítio Viva Verde. Eles já são feirantes da feira livre em Cosmópolis e, agora, terão um dos stands da Feira do Produtor.

 

A Feira do Produtor
A feira do produtor irá acontecer a partir do dia 11 de outubro, na Praça da Bíblia, em Cosmópolis. Desta data em diante, todas as sextas-feiras, a partir das 17 horas até às 21 horas, haverá o comércio de alimentos naturais. “Esta feira trará para a população o benefício de tirarmos da horta e levar diretamente para o consumidor”, confirma Andreia, que ressalta: “o apoio para que esta feira aconteça é da Casa do Agricultor de Cosmópolis, juntamente com a SENAR, além da Prefeitura, visto que teremos alguns atrativos, além da apresentação de uma banda na estreia deste marco para Cosmópolis”.
Serão 12 stands com alimentos de fabricação própria de seus produtores que, no dia 11 de outubro, começam este trabalho na Praça da Bíblia, na Avenida da Saudade, próximo ao Cosmópolis Plaza Shopping.

Um Stand foi montado na Festa Alemã deste ano

Negócio da família
Andreia Galinari Baloni e Evandro Luis Baloni são casados e o sítio de produção de alimentos se tornou o negócio da família. O casal tem a ajuda dos dois filhos para a produção de vários alimentos, como pimentão, mandioca, alface, rúcula, tomate, repolho, entre outras hortaliças, e com finalidade de revenda nas feiras livres que acontecem às quartas-feiras à noite e domingo de manhã em Cosmópolis.

A produção
São pelo menos cinco variedades de alface, além de salsinha, cebolinha, coentro, rúcula, tomate, pepino, pimentão, repolho, quiabo, milho, mandioca, pelo menos 10 variedades de pimenta, em meio hectare, correspondente a pelo menos oito mil metros quadrados de plantação no sítio Viva Verde.

As feiras livres já
são sucesso
“A aceitação do público faz valer a pena todo os esforço semanal. Os clientes fidelizam, agradecem, comentam que nossas verduras e hortaliças demoram a queimar na geladeira, que são de qualidade e muito saborosas. A durabilidade é muito elogiada realmente e isso nos motiva a continuar trabalhando para levar saúde e sabor para a mesa dos nossos amigos”.

Mínimo de agrotóxico
“Fazemos de tudo para não ter o uso de agrotóxico em toda a extensão de plantação. Realmente, é o mínimo possível para que elas possam ser saudáveis. Para isso, fazemos cobertura verde, para oferecer este benefício para a população, visando muito a saúde de todos”, ressalta o casal.

Adubo verde
No sítio, há uma grande quantidade de compostagem, que nada mais é do que o chamado ‘adubo verde’. “Este material reúne restos do bulbo do milho, da mandioca e outros produtos naturais, moemos e deixamos em um espaço secando, ‘curtindo’… Depois disso, nós misturamos com esterco da galinha ou do boi. Em seguida, colocamos em um equipamento que bate, prepara tudo e pode ir para as plantações.
Desta forma, no máximo que possível, as plantas e hortaliças não possuem contato com a terra. A raiz fica embaixo da terra e as folhinhas verdinhas em cima da cobertura verde”, pontua Evandro.

Trabalho diário
Todos os dias, a família trabalha no campo. “Hoje, por exemplo, não vim para cuidar da terra, mas, para irrigar e cuidar da hidratação de tudo. É diário, é árduo, mas, vale muito a pena”.

Nascente dentro
da propriedade
Dentro da propriedade da família, ainda há uma nascente, em área de preservação ambiental registrada e que é usada para, diretamente, irrigar cada plantação. Tudo de forma natural em uma paisagem que qualquer trabalhador do campo chamaria de ‘Paraíso’, assim como Evandro e Andreia garantem: “este é o nosso paraíso”.