“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”. (Sl 90)
Olá queridos leitores, aqui estamos para encerrar o nosso ano; o 2023 está chegando ao fim e tenho certeza que em cada um de nós existe no nosso interior uma infinidade de sentimentos, alguns positivos e negativos, sem dúvidas nenhuma.
Creio que é praticamente impossível alguém afirmar que o ano foi perfeito, somente recheado de coisas boas, quem dera! Mas na real, sabemos que a vida mesma é feita de altos e baixos, perdas e ganhos, conquistas e fracassos, alegrias e tristezas e por aí vai, é assim sempre, é assim com todos.
Por essa verdade que nos atinge a todos, escolhi para partilhar com vocês, esse versículo do Salmo 90 que encabeça nosso artigo: “Ensinai-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”.
A sabedoria é um dom de Deus, e todos nós a recebemos, porém, nem sempre a usamos. Penso eu que terminando o ano, que para muitos foi agitado, para alguns, foi turbulento ou pesado demais, desafiador, transformador, enriquecedor e mais outras inúmeras possibilidades, o certo não seria apenas relembrar, elencar os fatos, fazer aquela tal de retrospectiva, o certo é se questionar: o que aprendi com cada um dos fatos desse ano? O que posso tirar de proveito para o meu crescimento? Seja nas coisas positivas como nas negativas. Isso é sabedoria.
Quero convidá-los então, para encerrar os nossos “bate-papos” deste ano, que elevemos juntos uma súplica ao Altíssimo, fazendo eco ao pedido do Salmo: Senhor fazei-nos sábios, para contar bem os nossos dias, isto é, para vivê-los bem, de acordo com Tua soberana vontade.
E para terminar, mais um breve pensamento, talvez alguns de nós perdemos pessoas queridas este ano, é o curso da vida, e mesmo que estejamos caminhando no luto, ergamos uma prece de gratidão, pelo tempo que essas pessoas estiveram conosco, mas sobretudo, que nosso louvor seja porque estamos vivos. Parece algo tão “bobo”, mas não é, vivemos sem perceber e sem agradecer esse maravilhoso dom, “estamos vivos”, sejamos gratos por isso, e vivamos intensamente cada dia de nossa existência.
Deus abençoe você e tua família!
Deus te conceda a graça de ser sábio!
Feliz Natal e abençoado 2024!
Pe. Diego F. Humeniuk
Paróquias Santa Gertrudes e
Sagrado Coração de Jesus