Férias das crianças e os cuidados com alimentação

Entre as orientações estão alimentos mais saudáveis, intervalo e atenção na hidratação delas

Os produtos industrializados estão cada dia mais presentes e atrativos no mercado de alimentos. Oferecem praticidade, além de possuírem prazo de validade maior do que os produtos in natura, tornando fácil seu armazenamento. Para oferecer praticidade e durabilidade dos produtos, as indústrias utilizam diversos aditivos químicos e estes não fazem bem à saúde quando consumidos com frequência, além de conterem sal, gorduras e açúcar em excesso.
Estudos apontam que o consumo desses alimentos, juntamente com a alimentação pobre em frutas, legumes e verduras, aumentam o risco de agravos à saúde, principalmente, relacionados a doenças cardiovasculares.
Comumente são encontrados os seguintes produtos químicos nos alimentos industrializados: Corantes; Aromatizantes; Conservantes; Estabilizantes; e Acidulantes.
Orientações para a alimentação de seu filho nas férias:
• Ofereça alimentos naturais como frutas, verduras e legumes;
• Opte por sanduíches, bolos e biscoitos caseiros;
• Ofereça água e não sucos industrializados ou refrigerantes. Estes produtos contêm sódio e conservantes. A água aromatizada é uma ótima opção ou sucos naturais sem adoçar.
• Procure fazer picolés a base de água de coco e frutas naturais são ótimas opções saudáveis.
• Outra dica é o geladinho feito de fruta adoçado com açúcar demerara ou xilitol.
Muitas vezes, as crianças não aceitam bem os alimentos oferecidos e, com isso, os pais precisam usar a criatividade para “disfarçar” alguns alimentos. Por vezes, esses são induzidos a comprar alimentos industrializados por conter na embalagem a informação “ricos em vitaminas e sais minerais”. Porém, a quantidade dos nutrientes adicionados normalmente é muito inferior ao recomendado, fazendo pouca diferença.
As opções mais saudáveis são sempre com frutas, sanduíches e bolos feitos em casa, mas, às vezes, por conta do tempo e rotina diária, acabamos nos rendendo aos industrializados.
As crianças tendem a não gostar de alimentos quando, para ingeri-los, são submetidas à chantagem, coação ou premiação. Por outro lado, alimentos oferecidos como recompensa são os prediletos. Quer dizer, nada de festa se raspou o prato ou broncas porque cuspiu a comida. O ambiente deve ser o mais tranquilo e aconchegante possível na hora da refeição. O cansaço, a irritação e o nervosismo dos pais interferem no humor da criança. Adotar horários fixos também é importante, e isto vale para as férias também, para não sair muito da rotina. Em geral, as crianças tendem a rejeitar alimentos que não lhe são familiares. Porém, com exposições frequentes, os alimentos novos passam a ser aceitos, podendo ser incorporados à dieta da criança. Em média, são necessárias de oito a dez exposições a um novo alimento para que ele seja aceito pela criança. Muitos pais, talvez por falta de informação, não entendem esse comportamento como sendo normal delas e interpretam a rejeição inicial pelo alimento como uma aversão permanente ao mesmo, desistindo de oferecê-lo.
Outra dica: Sempre evite fazer super propaganda de um alimento, afinal ninguém precisa fazer super propaganda de um sorvete ou bala por exemplo… o fato de você elogiar muito um alimento faz com que a criança suspeite de seu gosto, já que nunca te viu elogiar as famosas guloseimas, pois não subestime a inteligência deles … rsrs..
Dicas para os lanchinhos nas férias:
•Requeijão x pasta de amendoim ou pasta de ricota
Já existem no mercado opções para fugir do requeijão (um produto ultra processado rico em sódio, conservantes e de baixo teor nutricional). Troque por pastas naturais de soja, grão de bico e pasta de amendoim, ou pastas de ricota que contêm boas quantidades de proteína, deixando a criança saciada por mais tempo, melhorando a imunidade, diminuindo sensibilidades alimentares, processos alérgicos, rinites e problemas intestinais como gases, diarreia ou constipação.
•Bisnaguinha x Pão integral
As famosas bisnaguinhas são cheias de açúcar, gordura e glutamato monossódico, com o dobro de gordura do que o pão de forma tradicional! Opte por pães onde o primeiro ingrediente seja “farinha de trigo integral”, é um alimento com mais quantidades de fibras, que estimulam o trânsito intestinal saudável da criança e, por ser integral, contém mais vitaminas que fortalecem o sistema imune dela também.
•Achocolatado x Sucos de frutas naturais integrais
Se não der para fazer o suco natural fuja das versões industrializadas chamadas de néctar, que são apenas frutose acrescido de mais açúcar, aditivos e excesso de conservantes que fazem muito mal à saúde. Sendo assim, compre apenas sucos com o rótulo “suco integral da fruta”, sem aditivos e sem conservantes. Eles equivalem a uma porção de fruta para as crianças e sem açúcar extra.
•Bolo pronto de pacotinho x bolo caseiro
Se a criança gostar de bolo, não ofereça jamais os do tipo pronto, que carregam quantidades enormes de gordura trans (o pior tipo de gordura que afeta o cérebro e causa aumento de colesterol e entupimento de artérias) e que contem açúcar em sua composição. Opte pelos caseiros, ou os feitos em padaria comum, pois também são opções que não possuem conservantes em sua composição.
•Batatas chips x Biscoito de polvilho integral
Assim como o bolinho pronto, batatas chips também contêm gordura trans e fazem muito mal à saúde da criança. Uma boa opção de salgadinho e que as crianças adoram é o biscoito de polvilho integral, que é assado e bem gostoso. Ele é encontrado em lojas de produtos naturais.
•Danoninho (produtos tipo petit suisse) x Iogurte natural integral
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Direitos do Consumidor revelou que o danoninho tem muito mais corante e açúcar do que se imagina, e, ao contrário do que anunciam, não tem a quantidade de vitaminas e ferro citada. Além de ter açúcar em excesso: Danoninho é guloseima, não é lanche. Opte por iogurtes naturais, que não contêm altas quantidades de conservantes e químicos.
•Amendoim Japonês x Mix de castanhas
O mix pode ser feito com diversas opções (castanha de caju, castanha do pará, amêndoa, avelã, macadâmia) e é uma ótima opção salgada, acessível e simples. Apesar de ainda não saberem o porquê, pesquisas mostram que o número de crianças com alergia a amendoim aumentou significativamente nos últimos anos. Muitos cientistas acreditam que o alto consumo do alimento, que é rico em gordura saturada, pode desencadear uma reação do organismo.
•Chocolate x bananada sem açúcar
A bananada é rica em fibras e nutrientes, como o ferro, potássio e proteínas e pode servir como uma boa opção de doce após o lanche no lugar do chocolate, que possui grandes quantidades de açúcar e gordura. Alguns tipos ainda têm cafeína na composição o que, em excesso, pode tirar o sono ou o apetite.
Lembre-se: quando falamos em alimentação infantil, deve ser, principalmente, com baixos teores de açúcar, sal e gordura de boa qualidade. Precisamos suprir nossas necessidades com alimentos variados e de qualidade, portanto, quanto mais naturais forem, melhor será para nosso organismo.
E outro ponto importante é sempre incentivar o esporte e a prática de alguma atividade física, pois, a maioria das doenças crônicas nos adultos é ocasionada por má alimentação associada ao sedentarismo.
Cuide de quem você ama, cuide dos seus filhos e de você. Procure preparar a comida em casa, com alimentos naturais e de qualidade e dê preferência sempre aos orgânicos. Consuma comida de verdade!!! Desembale menos e descasque mais!!!

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira
Nutricionista Funcional e Esportiva
CRN3 10334
Clínica D´Marzio – Cosmópolis
Fone: (19)3872 3008