Férias podem ser o melhor momento para os pais se aproximarem dos filhos

As férias escolares são um período muito esperado pelas crianças e adolescentes. Muitas famílias fazem programações diferentes para ficarem com os filhos. Mas, para fazer uma criança feliz, não precisa de muito.
A Educadora, Vanda Silva, explica sobre os pensamentos das crianças neste período e de como os pais podem melhorar na relação com os filhos durante as férias.
“O período de férias, para as crianças, mostra que elas estão em busca de uma atenção maior dos pais. É necessário que os pais disponibilizem mais atenção a elas, mas, não só na questão de ‘vou dar presentes’ ou ‘vou deixá-las fazer o que querem’. É importante oferecer cuidados como atenção, amor, carinho, não deixá-las sozinhas dentro de casa, na rua, se dedicar mais a elas”, começa Vanda.
Mãe e também educadora de crianças, ela explica sua própria teoria que tem em relação às crianças, que é se atualizar. “Eu sempre falo para mim mesma ou até mesmo para os pais que conheço, ‘se atualizem’. Se atualizar naquilo que está parado, em tudo que os pais não conseguiram dar no período da rotina diária, como, por exemplo, o carinho, o olhar mais amoroso…
Sabemos que é difícil nessa sociedade moderna, são tantos acontecimentos ao mesmo tempo que não conseguimos achar um tempo para nos dedicarmos especialmente para as nossas crianças.
Como nós, para elas, as atitudes mais simples podem fazer uma grande diferença, como perguntar para a criança o que ela gostaria de fazer nas férias. É lógico que vão trazer uma lista gigante, mas, é ali que os pais vão pontuar, diversificar coisas que melhorem o relacionamento com a criança, perguntar como foi o dia dela, se ela desejaria comer algo diferente à noite e assim vai”, explica.
Sobre maneiras de aproximação, Vanda lista algumas atividades fáceis para se fazer com as crianças.
“A cozinha é uma proposta muito boa e diferente para a criança, propor para ela ajudar a fazer pratos de maneira divertida junto com os pais; fazer uma tarde diferenciada na sua casa, como chamar pessoas de confiança para levarem seus filhos para brincarem juntos; fazer programações diferentes dentro do próprio ambiente familiar, como uma tarde de cinema.
São sugestões que podemos até achar difíceis de fazer, porém, na prática, podem acabar sendo mais divertidas para os pais do que para os filhos. Temos que nos dedicar a elas, pois são elas a nossa nova geração, nosso futuro, o nosso espelho. Devemos ser pais brilhantes que ensinam com a vida; deixar que a criança seja o que realmente ela gostaria de ser, dar liberdade, mas, uma liberdade acompanhada”, pondera.
Quando os pais não dão a atenção necessário para o filho, podem causar um grande problema na saúde mental e física da criança. “Sem a atenção dos pais, é certeza que a criança vai se tornar uma pessoa deprimida. Ali, na hora, ela vai sair, vai procurar o quarto dela e alguma distração através de seus brinquedos. O ‘não’ dos pais, dependendo da forma que for colocado, pode trazer consequências ruins para a criança. A vida dela só se resume em torno da escola. Ela estuda, faz lição de casa, toma banho, janta e dorme. Então, nas férias, quando a rotina dela muda, faça de tudo para fazer seu filho feliz, e não precisa de muito, é muito simples! Às vezes, um passeio pela praça já faz a maior diferença.
Se a criança pediu algo e não dá para o pai fazer, explica! Não deixe a criança sair sem resposta, pois, pode trazer para a criança uma esperança de que a mãe ou o pai vai brincar com ela, vai sair com ela e fazer uma programação diferente”, finaliza.
Quando há dedicação aos filhos, com a atenção necessária, os pais vão receber muito em troca, como é o exemplo da família Rocha.
Gizela Sironi R. da Rocha e Rafael Rodrigues da Rocha, têm dois filhos, Enzo e Mathias. Para eles, o amor, a amizade e o respeito são importantes para manterem uma relação boa com os filhos. “A relação entre nós e nossos filhos é de muito amor, amizade e, principalmente, muito respeito, pois, no nosso cotidiano de vida familiar, cabe a nós instruir e educar nossos filhos contribuindo, da melhor maneira, para, no futuro, estabelecê-los emocionalmente e profissionalmente”, começa o casal.
No período das férias escolares, o casal se dedica ao máximo para fazer das férias dos filhos as melhores. Gizela diz que os filhos ficam mais com ela, mas, isso não a impede de brincar e se divertir com eles. “Nesse período das férias, temos mais tempo para passarmos com nossos filhos. Como eles ficam mais comigo, pois, o meu marido trabalha, eu preciso ser muito criativa; esses dois têm muita energia para gastar. Durante a semana, os meus filhos têm uma rotina, vão ao futebol, natação e levo-os ao clube para brincarem com os amigos.
Na primeira semana dessas férias, tivemos um evento na igreja que se chama EBF (Escola Bíblica de Férias), onde eles podem se aproximar mais de Deus e ainda brincar com todos os amigos. Eles adoram e é muito gratificante ver a alegria dos dois por estarem lá. Já dentro de casa, procuro sempre fazer brincadeiras com eles, como brincar de bola, pega-pega, esconde-esconde, vamos ao cinema e até fazemos nosso próprio cinema em casa, com direito a pipoca!”, explica.
O casal afirma que se dedica muito à família, procurando sempre manter um relacionamento saudável dentro de casa.

Educadora Vanda Silva

“Nos dedicamos muito à nossa família, procuramos sempre dar a atenção necessária aos nossos filhos. Claro que não somos perfeitos e falhamos muitas vezes, mas, é com as falhas que aprendemos. Em primeiro lugar, colocamos Deus junto ao nosso relacionamento com nossos filhos para que tudo dê certo e para que possamos ter um relacionamento saudável com muito respeito e amor. Nos momentos de desentendimentos, nada como pedir discernimento para Deus, para sabermos como falar, chamar a atenção, saber falar sempre na hora certa, da maneira certa e com carinho e respeito”, finalizam.